27
Sáb., Abr.
0 New Articles

presidente alerta para riscos de empreendimentos energéticos serem alvo

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As autoridades da Ucrânia temem que empreendimentos energéticos possam vir a ser alvo de ataques da Rússia, com a chegada do inverno, podendo privar de aquecimento a população, não obstante temperaturas negativas que habitualmente se fazem sentir nesta época do ano. O alerta foi lançado este domingo pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.


As declarações do presidente ucraniano foram feitas aquando do seu pronunciamento diário.

No ano passado os bombardeamentos sistemáticos do exército russo contra a rede energética ucraniana tinham privado milhares de pessoas de aquecimento durante longos períodos, não obstante temperaturas muito frias.

Eis um excerto da alocução do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky:

Devêmo-nos preparar para a possibilidade que o inimigo aumente o número de ataques com drones ou mísseis contra as nossas infra-estruturas. A Rússia prepara-se para o inverno e toda a nossa atenção deve concentrar-se na defesa e na resposta aos terroristas. Em relação a tudo o que a Ucrânia possa fazer com vista a ajudar o nosso povo a passar o inverno.

Kiev realça o facto de ter reforçado as suas defesas visando proteger as suas infra-estruturas estratégicas.

"O escudo aéreo ucraniano é já mais sólido do que no ano passado" garantiu Zelensky. Este admitiu, porém, que o escudo não permitia, porém, proteger ainda totalmente o conjunto do território, pelo que Kiev procuraria ainda melhorá-lo.

Estas declarações ocorrem quando uma delegação ucraniana, liderada pelo chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, e conduzida pela ministra da economia, Yulia Svyrydenko, chegou neste domingo aos Estados Unidos por forma a debater da cooperação e do apoio ao seu país em guerra.

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus