Notícias principais

RLANDA VAI REFORÇAR COOPERAÇÃO COM MOÇAMBIQUE

Niassa

O embaixador da Irlanda em Moçambique, disse que o seu país vai reforçar o apoio à Moçambique nos próximos dez anos.William Carlos, que falava durante uma visita à província o Niassa, disse que para o efeito está em carteira a elaboração de um plano

Onda de criminalidade tende a crescer na cidade de Lichinga, província de Niassa.

Niassa

Onda de criminalidade tende a crescer na cidade de Lichinga, província de Niassa.Só no primeiro semestre, deste ano, foram registrados 145 casos criminais contra 87, de igual período do ano anterior.

TANZÂNIA E RUANDA QUEREM COMPRAR EXCEDENTES AGRÍCOLAS NO NIASSA

Niassa

O governo moçambicano assina, esta semana, dois acordos com a Tanzânia e Ruanda, para a compra de excedentes agrícolas do Niassa.Os dois países da região dos Grandes Lagos, tencionam comprar na província do Niassa, cerca de 32 mil toneladas de

FORMALIZADA ENTRADA DA EXXONMOBIL PARA PESQUISA E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NA BACIA DO ROVUMA

Cabo Delgado

Já foi formalizada a entrada da petrolífera ExxonMobil no contrato de concessão para a pesquisa e produção de petróleo na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

MOÇAMBIQUE PODERÁ ENCAIXAR USD 300 MILHÕES NA PARTILHA DE EXPLORAÇÃO DE GÁS DO ROVUMA

Cabo Delgado

Moçambique poderá encaixar trezentos milhões de dólares com a partilha de acções de exploração de gás natural liquefeito na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

POLÍCIA INVESTIGA TRATAMENTO DESUMANO À GARIMPEIROS EM CABO DELGADO

Cabo Delgado

A Polícia da república de Moçambique, PRM, está a investigar as circunstâncias em que alguns membros da Força de Intervenção Rápida, FIR, trataram de forma desumana garimpeiros em Namanhumbir, província de Cabo Delgado.

NACALA-A-VELHA VAI CONTAR COM 4 PROJECTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM BASE EM GÁS E CARVÃO

Nampula

O distrito de Nacala-a-Velha, na província de Nampula poderá beneficiar-se de quatro projectos de geração de energia com base no gás natural e carvão mineral, a partir do próximo ano.

DESENVOLVER O PAÍS E CRIAR BEM-ESTAR

Nampula

O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, disse, ontem, em Nampula, que a agenda deste partido deve centrar-se num projecto que visa desenvolver o país e criar o bem-estar dos moçambicanos.

RESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA PROVÍNCIA DE NAMPULA

Nampula

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia, esta sexta-feira, a uma visita de trabalho de três dias à província de Nampula.Um comunicado da Presidência da República indica que o Chefe do Estado moçambicano vai proceder a inauguração da Indústria

CAPTURA DE CARANGUEJO DEVASTA MANGAL E ECOSSISTEMA

Zambézia

Na Zambézia, a captura de caranguejo promovida por uma empresa chinesa, está a devastar o mangal e o ecossistema.A denúncia foi apresentada, quinta-feira, ao governador da Zambézia, Abdul Razak, pela Associação dos Pescadores de Pebane.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA GARANTE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS NA ZAMBÉZIA

Zambézia

O Presidente da República, Filipe Nyusi, garantiu que o governo vai continuar a mobilizar investimentos para viabilizar projectos de desenvolvimento da província da Zambézia.

PR CONCLUI HOJE VISITA À PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA

Zambézia

O Presidente da República, Filipe Nyusi, conclui, este sábado a visita de trabalho à província da Zambézia, devendo entre outras actividades, inteirar-se das obras de reabilitação da estrada Mocuba-Lugela.

USAID VAI DESEMBOLSAR ANUALMENTE USD 200 MILHÕES PARA FINANCIAR DIVERSOS SECTORES DA ACTIVIDADE

Tete

A Agência Norte-americana de Desenvolvimento Internacional, USAID, vai desembolsar anualmente duzentos milhões de dólares, para o financiamento de diversos sectores da actividade.O financiamento é na sequência do clima de paz que se vive

NCÊNDIO ATINGE PARTE DO MERCADO DE MOATIZE

Tete

Um incêndio de grandes proporções está a consumir parte do mercado central da vila de Moatize, na província de Tete.Os bombeiros continuam em acção e informações preliminares indicam que o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito.

Praga de ratos destrói extensas áreas agrícolas de gergelim e feijão bóer, no distrito de Mutarara, em Tete.

Tete

Em consequência, há famílias camponesas que se encontraram, neste momento, em dependência alimentar.A situação e mais gritante no posto administrativo de Inhangoma, onde os produtores perderam grande parte da sua produção devido aos ratos

INGC ENCERRA ÚLTIMO CENTRO DE ACOMODAÇÃO DE DESLOCADOS

Manica

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), em Manica, encerrou, esta terça-feira, o último centro de acomodação de deslocados da província, na sequência da trégua nas hostilidades militares.

“INGC DEVE PRESTAR ASSISTÊNCIA PERMANENTE AOS CENTROS DE ACOLHIMENTO”- CARMELITA NAMASHULUA

Manica

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, apela ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, em Manica, a fazer uma assistência permanente as populações que se encontram em centros de acolhimento de deslocadas

SOFALA. AUMENTO DE PARTOS INSTITUCIONAIS EM CHEMBA

Manica

Cerca de dois mil e novecentos partos institucionais foram realizados em 2016 no distrito de Chemba, norte da província de Sofala.

GOVERNO CONTINUA A APOSTAR NO SECTOR DO TURISMO: SILVA DUNDURO

Sofala

O Ministro moçambicano da Cultura e Turismo Silva Dunduro, reiterou esta sexta-feira, que o governo vai continuar a apostar no sector do Turismo, com vista a projectar o país, para um destino turístico de referência internacional.

IDOSOS PRIVADOS DO SUBSÍDIO SOCIAL POR FALTA DE DOCUMENTOS

Sofala

Na província de Sofala, idosos estão a ser privados do subsídio social básico por falta de documentos de identificação.A constatação é de uma organização-não governamental denominada Pressão Nacional dos Direitos Humanos, baseada nesta província.

GOVERNO DE SOFALA APOSTA NO ENSINO DE TODAS AS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Sofala

O governo de Sofala está apostado em assegurar que todas as crianças em idade escolar na província tenham acesso ao ensino.O chefe do departamento de estudos e planificação na direcção provincial de educação e desenvolvimento humano em Sofala

ELEIÇÕES INTERCALARES MUNICÍPIO DE NAMPULA: RENAMO PREPARA-SE PARA APRESENTAR CANDIDATO

Inhambane

A Renamo prepara-se para apresentar dentro de dias o seu candidato às eleições intercalares no Município de Nampula, agendadas para o dia 24 de Janeiro de 2018, na sequência da morte do anterior edil, Mahamudo Amurane.

INSPECÇÃO VAI AO MUNICÍPIO DE INHAMBANE E À DIRECÇÃO PROVINCIAL DE OBRAS PÚBLICAS

Inhambane

Em Inhambane, a Inspecção-geral da Administração Pública vai inspeccionar, hoje, as contas do Conselho Municipal de Inhambane e da Direcção provincial de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

INHAMBANE: AUMENTA NÚMERO DE IDOSOS NA RUA EM BUSCA DE SUSTENTO

Inhambane

Em Inhambane tende a aumentar o número de idosos que deambulam pelas ruas, em busca de apoio para o seu sustento.Alguns destes idosos, dormem em varandas de estabelecimentos comerciais, situação que preocupa o governo provincial.

NYUSI INAUGURA ESTAÇÃO DE BOMBAGEM DE MAGULA

Gaza

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta quinta-feira, a Estacão de Bombagem de Magula, no Regadio do Baixo Limpopo, distrito de Chonguene, na província de Gaza, região sul de Moçambique.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE UMA AQUACULTURA DE PRODUÇÃO COMERCIAL

Gaza

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende que a aquacultura em Moçambique deve evoluir, do actual modelo de subsistência, para modelos de produção comercial Filipe Nyusi diz que o fórum de aquacultura, que decorre na praia do Bilene, em Gaza,

INICIA FÓRUM DE AQUACULTURA EM BILENE

Gaza

Inicia, esta sexta-feira, no distrito de Bilene, em Gaza, o Fórum de Aquacultura A abertura do evento será orientada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi Pretende-se com o evento, incentivar as comunidades e o sector empresarial para abraçarem a

CIDADE DE MAPUTO CELEBRA 130 ANOS

Maputo

A cidade de Maputo celebra, esta sexta-feira, 130 anos de elevação à esta categoria.O presidente do Conselho municipal da cidade de Maputo, David Simango, disse hoje à Rádio Moçambique, estar satisfeito com o nível de cumprimento das actividades

MAPUTO-CIDADE: PROBLEMA DE SANEAMENTO E DRENAGEM TEM DIAS CONTADOS

Maputo

O Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, David Simango, garantiu, esta sexta-feira, em Maputo, que a edilidade já tem dinheiro para resolver os problemas de saneamento e drenagem, na capital do país.

INAUGURAÇÃO HOJE DA EXPOSIÇÃO “MAPUTO 130 ANOS” DE JOÃO COSTA (FUNCHO)

Maputo

A Associação Kulungwana acolhe, esta quinta-feira às 18h00, a inauguração da exposição de fotografia “Maputo 130 anos“, do fotógrafo João Costa (Funcho), na sua Galeria, sita na Estação Central dos CFM.