20
Sex., maio
0 New Articles

Notícias principais

Possível dissolução do Parlamento na Guiné-Bissau serve "agenda pessoal" de Umaro Sissoco Embaló

Guiné-Bissau

A possível dissolução do Parlamento na Guiné-Bissau pode esconder uma "agenda pessoal" do Presidente Umaro Sissoco Embaló, considera o professor de Direito da Universidade Bissau, Fodé Mané, com o chefe de Estado guineense a querer nomear um Governo de iniciativa presidencial que acabe com a oposição política no país.

Governo afirma que francesa VINCI foi a melhor escolha para a gestão dos aeroportos

Cabo Verde

Respondendo às críticas dos partidos da oposição, o primeiro-ministro cabo-verdiano garante que a adjudicação directa da concessão dos aeroportos do arquipélago ao grupo francês Vinci foi uma opção do Governo que cumpre a lei e que justificou com as garantias recebidas da empresa.

Autoridades são-tomenses lutam contra o paludismo

São Tomé e Príncipe

As autoridades são-tomenses mobilizam-se em prol da reavaliação de estratégia no combate ao paludismo, e isto face ao aumento de casos nos últimos cinco meses.
O Comité nacional de luta contra o paludismo presidido pelo Chefe de Estado, Carlos Vila Nova, esteve reunido nesta sexta-feira e denunciou uma situação alarmante.

Karine Jean-Pierre, 1ª mulher negra e lésbica nomeada porta-voz da Casa Branca

EUA

A partir do próximo dia 13 de Maio, Karine Jean-Pierre vai tornar-se na 1ª mulher negra e abertamente homossexual a ser porta-voz da Presidência dos Estados Unidos. Ela vai suceder a Jen Psaki de quem tem sido adjunta, esta última sendo alegadamente pressentida para ocupar um posto num canal televisivo próximo dos democratas, o partido do Presidente Biden.

Kamala Harris insurge-se contra revisão da lei do aborto

EUA

Nos Estados Unidos, o direito à interrupção voluntária da gravidez pode estar em risco. Em causa, a informação divulgada pelo jornal norte-americano Politico de que o Supremo Tribunal se prepara para anular a decisão de há 50 anos que reconheceu o direito ao aborto e quando cada Estado era livre de proibir ou autorizar a realização de abortos.

Supremo Tribunal prevê anular direito ao aborto

EUA

De acordo com uma fuga de informação divulgada pelo jornal norte-americano, « Politico », o Supremo Tribunal projecta anular direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos da América (EUA).
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos prepara-se para anular a decisão histórica de 1973 que reconheceu o direito ao aborto. O jornal diz ter obtido um projecto de decisão escrito pelo juiz conservador Samuel Alito de 10 de Fevereiro, que

Rússia anuncia a rendição de mais de 1.700 combatentes ucranianos de Azovstal

Ucrânia

De acordo com a Rússia, mais de 1.700 combatentes ucranianos que estavam barricados na unidade industrial de Azovstal em Mariupol, no sudeste da Ucrânia, entregaram-se às forças russas. O seu destino é incerto, tanto mais que Moscovo declara considerar alguns deles como sendo "neonazis".

Zelensky avisa que ninguém pode prever até quando vai durar a guerra no Ucrânia

Ucrânia

As tropas russas estão a retirar-se da cidade devastada de Kharkiv, com a ofensiva invasora a mudar-se agora para Este e com o Presidente Volodymyr Zelensky a declarar que os ucranianos estão a fazer o máximo que podem, mas não é possível prever até quando vai durar este conflito.

Mais de 8 milhões de deslocados internos na Ucrânia segundo a ONU

Ucrânia

No 76° dia da invasão russa da Ucrânia, os combates continuam intensos no sul e leste do país, enquanto na capital, Kiev, a situação tende a encontrar uma forma de normalização apesar do conflito, com o regresso de dois terços dos seus 3,5 milhões de habitantes, segundo informou hoje a autarquia local.

Rússia coloca sistema nuclear em alerta

Asia Setentrional e Central

O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.

Ocidente tenta "últimos esforços" para resolver crise russo-ucraniana

Asia Ocidental

O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.

Presidentes brasileiro e russo reunidos em Moscovo

Asia Setentrional e Central

O Presidente do brasileiro está em Moscovo reunido com o homólogo russo, Vladimir Putin, esta quarta-feira, 16 de Fevereiro. Jair Bolsonaro chegou esta terça-feira à Rússia, onde foi recebido esta tarde pelo homólogo russo para discutir as relações comerciais entre os dois países.

Radio Cidade FM Maputo