07
Ter., Fev.
0 New Articles

Notícias principais

São Tomé assinala 70 anos do "Massacre de Batepá"

São Tomé e Príncipe

Assinala-se esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, o "Massacre de Batepá", um dos episódios mais sangrentos do colonialismo português em África. O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe diz que “a memoria é importante, mas há que ter esperança no futuro”.

Papa Francisco ao contacto da população da República Democrática do Congo

Africa

O Papa Francisco cumpre nesta quinta-feira novo dia da sua visita pastoral à República democrática do Congo com encontros com os jovens e os clérigos. O sumo pontífice cumpre os derradeiros momentos da sua deslocação ao antigo Zaire, antes de se deslocar ao Sudão do Sul desde esta sexta-feira.

Stopmznews

Migrantes que deram à costa da Boa Vista foram repatriados

Africa

Oitenta e oito dos 90 migrantes africanos que deram à costa numa piroga, na ilha da Boa Vista, foram repatriados em dois aviões militares com voos especiais para o Senegal. Duas pessoas ficaram detidas em Cabo Verde.

Stopmznews

EUA : Republicanos expulsam democrata da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Congresso

EUA

Nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes adoptou, esta quinta-feira, uma moção para expulsar a democrata Ilhan Omar da Comissão dos Negócios Estrangeiros. Os republicanos acusam-na de ter feito declarações anti-semitas no passado, pelas quais ela já tinha pedido desculpa. Ilhan Omar considera que foi excluída por ser muçulmana, imigrante e africana.

Ataque a bar LGBTQIA+ na Noruega tratado como "acto de terrorismo islâmico"

EUA

O autor dos disparos perto de um bar LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega, que fez dois mortos e 21 feridos, é norueguês, de origem iraniana, tem 42 anos e era conhecido por ter um longo histórico de violência, com o ataque a estar agora a ser considerado como um "acto de terrorismo islâmico".

Nove estados norte-americanos banem aborto após decisão do Supremo Tribunal de Justiça

EUA

Após a revogação da protecção do direito ao aborto federal pelo Supremo Tribunal de Justiça na sexta-feira, pelo menos nove estados norte-americanos já baniram a intervenção voluntária da gravidez com as mulheres a manifestarem-se e com o Presidente dos Estados Unidos a dizer estar chocado com a decisão dos juizes.

Ucrânia e a UE realizam cimeira de alto nível

Ucrânia

A Ucrânia e a União Europeia realizam esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, Kyiv, a primeira cimeira conjunta, desde o início da ofensiva russa no país. Os responsáveis europeus e o Presidente Volodymyr Zelensky vão analisar a proposta de adesão da Ucrânia à União Europeia e uma resposta à guerra.

França : Primeira-ministra diz que reforma das pensões é "indispensável"

Europe

Em França, a primeira-ministra, Elisabeth Borne, defendeu, novamente, que a reforma do sistema de pensões é "indispensável" e não considera recuar no adiamento da idade mínima para a reforma. Sindicatos prometem amplificar mobilização social na próxima jornada de greve de 7 de Fevereiro.

Portugal participa no 73° Congresso Internacional de Astronáutica

Europe

Decorre até quinta-feira, em Paris, o 73° Congresso Internacional de Astronáutica, o evento mundial mais importante do sector. Milhares de representantes de todos os continentes marcam presença no encontro, evento que decorre no parque de exposições da Porta de Versailles. Ausente está a representação oficial da Rússia.

Biden disposto a defender militarmente Taiwan em caso de invasão pela China

Asia Setentrional e Central

Em Tóquio, em véspera da cimeira do 'Quad', a cimeira da aliança dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, que visa uma maior cooperação e um maior equilíbrio de forças face à China, o Presidente americano declarou hoje que o seu país está disposto a usar a força militar para defender o território separatista de Taiwan em caso de invasão chinesa.

Rússia coloca sistema nuclear em alerta

Asia Setentrional e Central

O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.

Ocidente tenta "últimos esforços" para resolver crise russo-ucraniana

Asia Ocidental

O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.

Radio Cidade FM Maputo