Inhambane: Água nem sempre jorra, mas preço sobe

Inhambane
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro



Desde maio passado, os residentes de algumas cidades em Moçambique recebem faturas da água com o aumento de 50 a 64 meticais - o equivalente a cerca de 0,70 a 0,90 euros - por metro cúbico.

Graça Joaquim, residente na cidade de Maxixe, na província de Inhambane, disse à DW que na sua residência não há água há três meses. Por isso, já submeteu junto das autoridades competentes uma reclamação, por estar a pagar sem ter água.

"Já reclamamos e ligamos para eles e disseram que vinham nas nossas casas, até agora nada. O marido da minha vizinha levou a fatura para lá, disseram que hão de vir, mas até à data de hoje nada," relata.

"Eles hão-de chegar e trazer uma fatura de 1.000 a 1.500 (equivalente a cerca de 15 a 22 euros). Apanho aonde este dinheiro? Quando você acaba dois meses sem pagar, eles vêm amedrontar que vão fechar (a água)," acrescenta Graça Joaquim.
Mauro Chissano é representante das Águas da Região Sul de MoçambiqueMauro Chissano é representante das Águas da Região Sul de Moçambique
Mauro Chissano garante que a AdRS "tem estado a evidar esforços com vista a melhorar a qualidade de serviços ao nível do município de Maxixe.
Foto: Luciano da Conceição/DW
Falhas também na capital provincial

Zacarias Filipe Vilankulo, residente de Inhambane, disse que vive só com a sua esposa, mas tem de pagar um preço alto pela água, cujo abastecimento sofre restrições.

"Uns dias sai e outros não. Pode acabar dois a três dias sem sair água," lamenta. "A fatura no final do mês está a subir muito, não é pouco dinheiro. Na minha casa só vivemos duas pessoas, mas chego a pagar 800 a 1.000 meticais (equivalente a cerca de 12 a 15 euros)," afirma.

Paula Isac, outra residente em Inhambane, diz que o problema não são as faturas com taxas altas, mas sim "não melhorarem os serviços e quererem apenas dinheiro".

"Trazem faturas de muito dinheiro. Nem uma gota de água sai na nossa casa, mas eles querem dinheiro," critica.
Promessas de melhorias

Sem comentar o aumento das tarifas, Mauro Chissano, representante das Águas da Região Sul (AdRS) de Moçambique, que substituiu a antiga FIPAG (Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água), disse à DW que a empresa está a envidar esforço para melhorar a prestação do serviço de distribuição:

"Como forma de revertermos este cenário, nós estamos a levar a cabo uma série de atividades, com destaque para a operacionalização - que tem estado a revidar esforços com vista a melhorar a qualidade de serviços ao nível do município de Maxixe."


Fonte:da Redação e da DW
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus