01
Sáb., Out.
0 New Articles

Rússia reforça presença em Kharkiv após anúncio de retoma ucraniana

A Rússia anunciou hoje um reforço das forças militares em Kharkiv numa altura em que Kiev quer retomar esta cidade tomada por Moscovo logo no início da ofensiva.
A notícia do reforço militar russo em Kharkiv, no Leste da Ucrânia, foi veiculada pelos meios de comunicação oficiais da Rússia com fotografias de tanques russos, veículos de apoio e artilharia pesada com a conhecida insígnia Z, que marca as

"Mais de 40% da população depende de ajuda humanitária" - OCHA

Há 18 milhões de pessoas na Ucrânia a precisar de ajuda humanitária, um número que representa 40% da população do país. Uma situação difícil que pode vir a piorar com a chegada do Inverno e das temperaturas negativas. Saviano Abreu, porta-voz do OCHA na Ucrânia, sublinha que a situção pode vir a piorar com a chegada do Inverno.

Primeiro cargueiro com cereais ucranianos deixa o porto de Odessa

O primeiro cargueiro com cereais ucranianos partiu hoje de Odessa na Ucrânia rumo ao Líbano via Turquia. O presidente turco Erdogan vai-se encontrar com o seu homólogo russo Putin esta sexta-feira.

Dez dias depois de Ucrânia e Rússia terem assinado um compromisso para o escoamento dos 25 milhões de toneladas de cereais ucranianos que têm estado retidos nos portos de Odessa devido ao bloqueio naval russo, o primeiro cargueiro

Rússia e Ucrânia acusam-se mutuamente do bombardeamento de uma prisão no leste

No 156° dia de guerra na Ucrânia, Moscovo e Kiev acusaram-se hoje mutuamente do bombardeamento de uma prisão que terá causado mais de 40 mortos em território separatista, no leste da Ucrânia. Isto acontece numa altura em que o Presidente ucraniano se deslocou esta sexta-feira para supervisionar um primeiro carregamento de cereais num navio turco no porto de Tchornomorsk, sobre o Mar Negro, uma semana depois de o seu país ter assinado um acordo neste

Milhares de mortes após seis meses do início de uma guerra "brutal"

A Ucrânia celebra esta quarta-feira, 24 de Agosto, o Dia da Independência da Ucrânia e seis meses desde o início da invasão lançada pela Rússia, a 24 de Fevereiro. "Na Europa ainda não tínhamos assistido uma grande destruição desta dimensão, desde guerra mundial", afirma o politólogo Álvaro Vasconcelos.

ataque contra sede de frota russa do Mar Negro

A Rússia informou neste domingo (31), que um ataque com drone atingiu a sede da frota russa no Mar Negro em Sebastopol, na Crimeia, ferindo seis pessoas. A Ucrânia nega estar por detrás do ataque.
"Esta manhã, os nacionalistas ucranianos decidiram estragar o Dia da Marinha" celebrado na Rússia, escreveu o governador da cidade de Sebastopol no Telegram.

Guerra na Ucrânia entra no quinto mês sem sinais de fim à vista

O conflito na Ucrânia entra hoje no seu quinto mês. O dia de ontem foi marcado por um ataque ao porto de Odessa, as autoridades locais continuam a preparar as infra-estruturas para a exportação dos cereais bloqueados. Apesar das tentativas de mediar a disputa, o conflito ainda não mostra sinais de fim à vista.

Mais artigos...