25
Sáb., Mar.
0 New Articles

Soldados ucranianos estão preparados para a guerra

A Ucrânia prepara as tropas para a esperada ofensiva na Primavera. Os combates prosseguem, mas as forças da defesa territorial têm vários pelotões em aprontamento não muito longe da linha da frente.

Num descampado na região de Zaporizhia um grupo de combate da brigada especial da defesa territorial de Dnipro prepara-se para a guerra.

Ucrânia despediu-se de Dmytro Kotsiubaylo, um dos seus heróis

Hoje foi um dia particularmente sombrio para os ucranianos. Despediram-se de um dos combatentes mais famosos das suas fileiras militares, Dmytro Kotsiubaylo. Uma morte que provocou comoção nas cerimónias fúnebres hoje em Kiev.

Guterres a caminho de Kyiv

Deslocação a Kyiv do secretário-geral da ONU, António Guterres, onde amanhã, quarta-feira, 08 de Março de 2023, encontrará o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Em cima da mesa a renegociação do acordo com Moscovo sobre as exportações de cereais a partir dos portos do mar Negro.

Ucrânia disposta a negociar com Rússia após retirada de Moscovo

Em entrevista exclusiva à RFI e à Rádio Renascença, Igor Zhovka, vice-chefe de gabinete de Volodymyr Zelensky e responsável pela política externa, considera que a negociação de paz depende da neutralização dos instrumentos militares poderosos da Rússia e não concebe uma negociação unicamente bilateral para acabar com este conflito.

Salvar vidas sob bombas em Kherson

De dois em dois minutos ouve-se uma explosão em Kherson. Algumas mais próximas, outras mais longe, sempre o som de fundo de qualquer conversa aqui nesta cidade reconquistada - ou libertada como lhe chamam - pelos ucranianos a 11 de Novembro. O Rio Dniepre é a barreira natural que faz a linha da frente. Todas as horas são horas de bombardeamento - de ataque e resposta - entre russos e ucranianos.

Ucrânia ainda acredita conseguir manter o controlo de Bakhmut, em Donetsk

Ucrânia – A Ucrânia não desiste do controlo de Bakhmut na região de Donetsk. O presidente anunciou o reforço de meios na cidade disputada entre russos e ucranianos . Esta tarde o Governo actualizou o número de civis que estão ainda no interior da cidade em condições muito precárias.

Mais artigos...