26
Sex., Abr.
0 New Articles

Putin diz a Macron que ocidente pode ajudar a pôr fim às «atrocidades» de Kiev

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente francês conversou hoje telefonicamente com o seu homólogo russo. Nesta que foi a primeira conversa entre os dois dirigentes desde o passado dia 29 de Março, Vladimir Putin disse a Emmanuel Macron que os países ocidentais podem fazer pressão sobre as autoridades ucranianas no sentido de porem fim às «atrocidades» contra os civis.


O ocidente pode desempenhar um papel para a Ucrânia «pôr fim aos crimes de guerra e aos bombardeamentos massivos nas cidades do Donbass», zona do leste do país controlada pelas forças pro-russas.

O Presidente russo cujo executivo rejeita as acusações de crimes de guerra, acusando por sua vez o «governo neonazi» de Kiev de bombardear ele próprio a sua população, considerou ainda que « o ocidente deveria ajudar a pôr fim a estas atrocidades, utilizando a sua influência junto das autoridades Kiev e deixando de entregar armas à Ucrânia».

De acordo com a agência noticiosa russa Interfax, nesta conversa com o seu homólogo francês, Putin declarou ainda que «apesar da incoerência e da falta de preparação de Kiev para um trabalho sério, os russos continuam abertos ao diálogo» no intuito de encontrar uma solução ao conflito que hoje cumpriu o seu 69° dia.

Esta foi a primeira conversa telefónica entre Vladimir Putin e Emmanuel Macron desde o fim do mês de Março. Os contactos tinham sido entretanto suspensos depois de a Rússia ter sido acusada de crimes de guerra quando foram descobertos no começo do mês de Abril os corpos de trezentas pessoas massacradas em Bucha, nas imediações de Kiev.

Desde Dezembro do ano passado, os dois líderes mantiveram, com o acordo de Kiev, 20 conversas telefónicas numa tentativa de Paris de mediar o conflito, uma iniciativa que não deixou de suscitar algumas críticas no seio da Europa, nomeadamente por parte da Polónia.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus