26
Sex., Abr.
0 New Articles

Ex-presidente do Haiti, René Preval, morre aos 74 anos

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O ex-presidente haitiano René Preval, de 74 anos, o primeiro líder na história do Haiti a ganhar uma eleição democrática, cumprir um mandato completo e entregar pacificamente o poder a um sucessor, morreu, informou o governo do país caribenho nesta

sexta-feira.

A causa da morte do ex-presidente, que comandou o país por duas vezes, não foi divulgada.

Um momento decisivo de sua segunda Presidência foi em 2010, quando um terremoto destruiu grande parte da capital, Porto Príncipe, matando mais de 200 mil pessoas.

“Fiquei emocionado ao saber da morte do ex-presidente René Preval”, disse o presidente Jovenel Moise no Twitter, descrevendo-o como um “filho digno do Haiti”.

A política do Haiti tem sido turbulenta durante grande parte de sua história desde que conquistou a independência da França em 1804, pontuada por ditaduras, golpes, invasões e desastres naturais.

Preval, um agrônomo de voz suave, ganhou o apoio da maioria pobre do Haiti quando levou pela primeira vez a Presidência em 1996, depois de um período de instabilidade que viu seu aliado, o ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, ser derrubado em um golpe e depois levado de volta ao poder com a ajuda das tropas dos Estados Unidos.

Em ambos os mandatos, Preval sucedeu o carismático Aristide, que foi destituído duas vezes em rebeliões.

 

 

 

 

 

Fonte:Reuters

Reditado para:Noticias do Stop 2017

Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews