Aos 74 anos, morre Nate Thurmond, ídolo dos Warriors e dos Cavaliers

Nate Thurmond é considerado um dos melhores pivôs da história do basquete

Basquetebol
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

Morreu neste sábado, aos 74 anos, o ex-pivô Nate Thurmond. Ídolo de duas das principais equipes da NBA atualmente, Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, e também com uma passagem pelo Chicago Bulls, o ex-atleta faleceu após uma curta luta

contra a leucemia.

Considerado um dos melhores pivôs da história da NBA, Nate Thurmond, que também atuava como ala-pivô, foi eleito para o All-Star Team por sete vezes, além de aparecer por duas vezes no All-Star Team dos melhores defensores do ano.

Draftado como terceira escolha pela equipe da Califórnia em 1963, quando ainda recebia o nome de San Francisco Warriors, o pivô entrou para a história do time principalmente por sua presença dentro do garrafão sendo, até hoje, um dos únicos três jogadores a pegar mais de 40 rebotes em uma única partida de NBA, com 42 em duelo diante do Detroit Pistons, em 1965.

Após uma longa e histórica passagem pelos Warriors, Nate Thurmond se dirigiu para o Chicago Bulls, pelo qual atuou de 1974 a 1976. Apesar de não ter o mesmo brilho pela equipe de Illinois, o pivô ficou marcado por outra atuação antológica ao se tornar o primeiro jogador da NBA a conseguir oficialmente um quadruplo-duplo, em vitória diante do Atlanta Hawks em 1974, quando fez 22 pontos, 14 rebotes, 13 assistências e 12 tocos.

Já no Cleveland Cavaliers, no qual se aposentou, Nate Thurmond atuou entre 1976 e 1977 e ajudou a equipe de Ohio a chegar nas finais de Conferência.

Nos Cavs e Warriors, o pivô teve sua camisa 42 aposentada como forma de homenagem. Além disso, Thurmond teve seu nome introduzido no Hall da Fama do Basquete, localizado em Springfield, em Massachusetts.

Reconhecido por sua importância para a história da NBA, Nate Thurmond recebeu homenagens de Golden State Warriors, Cleveland Cavaliers e da NBA por meio de seus sites e redes sociais.

 

 

 

 

 

Fonte:GAZETA PRESS

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters