22
Qui., Fev.
0 New Articles

Portuguesa Lídia Jorge após prémio literário em França com "Misericórdia"

Arte & Cultura

A escritora portuguesa Lídia Jorge foi consagrada em França a 9 de Novembro de 2023 com o prestigioso Prémio Médicis de romance estrangeiro com o livro "Misericórdia".Um prémio obtido ex aequo com a sul-coreana Han Kang para "Impossibles

Nobel da Literatura atribuído ao norueguês Jon Fosse

Arte & Cultura

O escritor norueguês Jon Fosse ganhou o Prémio Nobel de Literatura esta quinta-feira, 5 de Outubro, "pelas suas peças de teatro e prosa inovadoras que dão voz ao indizível", anunciou a Academia Sueca.
As suas peças são das mais encenadas na Europa. O escritor norueguês Jon Fosse recebeu esta quinta-feira o Prémio Nobel de Literatura de 2023. O dramaturgo de 64 anos sucede à autora francesa Annie Ernaux, que ganhou um prémio no ano passado.

Abotcha', a mediateca que deu outra vida a Malafo, no centro da Guiné-Bissau

Arte & Cultura

Malafo é uma pequena povoação do interior da Guiné-Bissau. Chega-se lá por caminhos de terra sombreados de espessa floresta e, no meio de um terreno de onde brotam árvores de fruto, fica a mediateca 'Abotcha' que significa literalmente 'sobre o chão'. Um espaço que desde a sua inauguração há pouco mais de um ano, em Setembro de 2022, trouxe mudanças na vida da comunidade.

Morreu Sinéad O'Connor (1966-2023, 56 anos)

Arte & Cultura

A irlandesa Sinéad O'Connor ficou conhecida sobretudo pela canção "Nothing Compares 2 U", escrita por Prince, e por rasgar uma fotografia do Papa João Paulo II
Morreu Sinéad O'Connor, artista irlandesa que brilhou sobretudo na década de 90 após cantar uma música escrita por Prince, "Nothing Compares 2 U", com a qual mostrou ao mundo uma voz também ela incomparável na emoção que transmitia.

Artista português Add Fuel tem nova exposição em Paris

Arte & Cultura

O artista português Diogo Machado, conhecido como "Add Fuel", volta a expor na Galerie Itinerrance, em Paris, de 12 de Maio a 17 de Junho. A mostra individual chama-se "Iter" e é uma viagem a um universo gráfico que reinventa a azulejaria tradicional portuguesa com referências contemporâneas e urbanas.

Festival Lisboa 5L: ligações entre o centro urbano e as periferias

Arte & Cultura

O Festival Internacional Literatura e Língua Portuguesa decorre até domingo, 7 de Maio, sob o tema "Centro e Fugas". Esta edição celebra a multiculturalidade e as ligações entre o centro urbano e as periferias da cidade de Lisboa. O festival decorre nas Bibliotecas Municipais de Lisboa e em vários espaços culturais da capital portuguesa.

Radio Cidade FM Maputo