Notícias principais

ABATE DE ELEFANTES DIMINUI NO NIASSA

Niassa

No Niassa, caçadores furtivos abateram, nos primeiros cinco meses deste ano, dezasseis elefantes contra vinte, em igual período do ano passado.Os dados foram divulgados pelo governador do Niassa, Arlindo Chilundo, na reunião com os operadores das

O Instituto de Cereais de Moçambique, ICM, vai trabalhar no desenho de estratégias junto dos armazenistas visando travar a saída do milho produzido na província do Niassa, para a venda no vizinho Malawi.

ARRANCA CIRCULAÇÃO DE COMBOIO DE PASSAGEIROS ENTRE CUAMBA, NIASSA E NAIUTCH, NO MALAWI

Niassa

Arranca, esta quinta-feira, a circulação de comboio de passageiros no troço Cuamba-Entre Lagos, no Niassa, até Naiutch, no Malawi.Trata-se de uma composição ferroviária mista com cinco carruagens para quatrocentas e trinta pessoas e um vagão de

GOVERNO APOSTA NA REABILITAÇÃO DA FÁBRICA DE GRAFITE DE ANCUABE

Cabo Delgado

O governo moçambicano está a trabalhar no sentido de reactivar a fábrica de processamento de grafite de Ancuabe, na província de Cabo Delgado.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, escala, esta sexta-feira, o distrito de Ancuabe, no prosseguimento da sua visita de trabalho a província de Cabo Delgado.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, terminou, este sábado a sua visita de três dias à província de Cabo Delgado onde escalou os distritos Nangade, Ancuabe e Macomia, Montepuez e a cidade de Pemba.

NAMPULA VAI PRODUZIR ENERGIA A PARTIR DA CASCA DE CASTANHA DE CAJU

Nampula

A província de Nampula espera produzir, a médio prazo, energia eléctrica para suprir o défice que se regista, usando a casca da castanha de caju como matéria-prima.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, USAID, financiou dez milhões de dólares para a segunda fase da expansão do projecto Vista, Tecnologias Fiáveis em batata-doce em África.

NAMPULA: ACIDENTE DE VIAÇÃO MATA CINCO PESSOAS E FERE 14

Nampula

Pelo menos cinco pessoas perderam a vida e outras 14 contraíram ferimentos, das quais quatro em estado grave, na sequência de um acidente de viação registado domingo na cidade de Nampula.

NA ZAMBÉZIA, NAUFRÁGIO FAZ 1 MORTO E 20 DESAPARECIDOS

Zambézia

A lancha improvisada para o transporte de passageiros no rio Chipaca, entre Quelimane e Madal levava na altura do naufrágio mais de vinte pessoas, quatro pessoas foram resgatadas, mas uma viria a perder a vida no centro de Saúde de Issídua.

AFONSO DLHAKAMA ANUNCIA CRIAÇÃO DE EQUIPA DE PERITOS PARA DESCENTRALIZAÇÃO

Zambézia

O líder da Renamo, Afonso Dlhakama, anunciou, esta sexta-feira, em teleconferência, a criação, na próxima semana, de dois grupos, que serão compostos por especialistas para a discussão dos pacotes de descentralização e de questões militares.

GILÉ: ALUIMENTO DE TERRAS NA MINA DE MUIANE FAZ 9 MORTOS

Zambézia

Nove pessoas morreram e quatro contraíram ferimentos, entre greves e ligeiros, este mês, por aluimento de terras na mina de Muiane, no distrito de Gilé, na Zambézia.

TETE: ASFALTAGEM DAS ESTRADAS QUE VÃO LIGAR TSANGANO, ANGÓNIA E MACANGA

Tete

Iniciam, em Junho próximo, as obras de asfaltagem de duzentos quilómetros de estradas, que vão interligar os distritos de Tsangano, Angónia e Macanga.A intervenção nestas vias de acesso, visa facilitar o escoamento de produtos agrícolas.

POLÍCIA SUSPENDE BUSCAS DE CORPO DO JOGADOR MORTO POR CROCODILO

Tete

A Polícia de Tete suspendeu as buscas para encontrar o corpo do jogador de futebol que foi morto na semana passada por um crocodilo, disse esta terça-feira à Lusa fonte da corporação.

TETE: UMA CRIANÇA MORTA E 10 CASAS DESTRUÍDAS NA SEQUÊNCIA DE CHUVA EM MUCUMBURA

Tete

Uma criança morreu e dez casas ficaram destruídas na sequência da chuva forte que fustigou a sede do posto administrativo de Mucumbura, distrito de Mágoè, em Tete.

“INGC DEVE PRESTAR ASSISTÊNCIA PERMANENTE AOS CENTROS DE ACOLHIMENTO”- CARMELITA NAMASHULUA

Manica

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, apela ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, em Manica, a fazer uma assistência permanente as populações que se encontram em centros de acolhimento de deslocadas

SOFALA. AUMENTO DE PARTOS INSTITUCIONAIS EM CHEMBA

Manica

Cerca de dois mil e novecentos partos institucionais foram realizados em 2016 no distrito de Chemba, norte da província de Sofala.

MAIS ÁGUA PARA CHIMOIO, MANICA E GONDOLA

Manica

Em Manica, o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), efectuou, em 2016, duas mil e seiscentas e oitenta novas ligações de água nas cidades de Chimoio e Manica, bem como na vila de Gondola.

Está interrompida a circulação do batelão que facilita a travessia de pessoas e bens de uma a outra margem do rio Búzi, em Sofala, devido ao ao aumento do caudal deste leito, em resultado da chuva que cai à montante.

SOFALA: ALGUMAS ONG´S DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FORA DO CONTROLO DAS AUTORIDADES

Sofala

Algumas organizações não-governamentais (ONG´s) que operam na área da Educação, em Sofala, estão fora do controlo das autoridades do sector, actuando de forma desregrada.

15 MÉDICOS DE SOFALA VÃO BENEFICIAR DE FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO, NA ESPANHA

Sofala

Quinze médicos da província de Sofala vão, brevemente, beneficiar de formação em exercício, em diversas áreas de Saúde, na Espanha.

INHAMBANE VAI ACOLHER CONFERÊNCIA DE INVESTIMENTOS DE TURISMO, INFRA-ESTRUTURAS E AGRO-PECUÁRIA

Inhambane

A província de Inhambane acolhe entre os dias 15 e 16 de Junho próximo a Conferência de Investimentos na área do Turismo, infra-estruturas e agro-pecuária.

Está minimizado o sofrimento na travessia Inhambane-Maxixe, com o fim das obras de construção da ponte-cais alternativa, que permite a ancoragem das embarcações.

PM EM INHAMBANE PARA IMPULSIONAR RECUPERAÇÃO PÓS-CICLONE

Inhambane

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, efectua a partir deste domingo uma visita de trabalho de dois dias a Inhambane para avaliar a situação pós-ciclone DINEO, que fustigou e deixou um rasto de dor e destruição na província.

GAZA: CICLONE DINEO DESTRUIU 8 SALAS DE AULA E OUTRAS INFRA-ESTRUTURAS, EM 3 DISTRITOS

Gaza

Em Gaza, a passagem da tempestade Dineo provocou a destruição de oito salas de aula e outras infra-estruturas, em três distritos.As salas afectadas ficaram sem a cobertura.

TRANSBORDO DO LIMPOPO CONDICIONA CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIA NO TROÇO CANIÇADO/XINHACANINE

Gaza

A circulação rodoviária no troço Caniçado/Xinhacanine, no distrito de Guijá, província de Gaza está condicionada na sequência do transbordo do rio Limpopo.

INGC MOBILIZA MEIOS PARA SALVAR PESSOAS E BENS NO LIMPOPO

Gaza

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), em Gaza, está a mobilizar meios para apoiar a população em zonas de risco, na sequência do transbordo do rio Limpopo.

MITADER ENCERRA FÁBRICA DE CAIXAS TÉRMICAS NA MATOLA

Maputo

O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, MITADER, ordenou o encerramento de uma fábrica de caixas térmicas localizada no Município da Matola, província meridional de Maputo, em Moçambique.

UEM: VIVEIRO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

Maputo

O Governo reconhece o papel da Universidade Eduardo Mondlane, UEM, como o “viveiro do Ensino Superior em Moçambique”, que ao longo dos tempos tem estado na vanguarda dos processos deste subsistema de ensino.

RECLUSOS LIBERTADOS DE CARRO CELULAR EM MAPUTO ENCONTRADOS MORTOS

Maputo

Dois reclusos que tinham sido libertados num ataque a um carro celular, em Maputo, a 24 de Abril, foram encontrados mortos numa cova, a 70 quilómetros a noroeste da capital, escreve a Agência de Informação de Moçambique (AIM).