Notícias principais

TANZÂNIA E RUANDA QUEREM COMPRAR EXCEDENTES AGRÍCOLAS NO NIASSA

Niassa

O governo moçambicano assina, esta semana, dois acordos com a Tanzânia e Ruanda, para a compra de excedentes agrícolas do Niassa.Os dois países da região dos Grandes Lagos, tencionam comprar na província do Niassa, cerca de 32 mil toneladas de

As autoridades da Saúde, no Niassa, devem mais de sete milhões e setecentos mil meticais, a mil e duzentos profissionais, em horas extraordinárias, urgências e senhas de presença.

As obras de requalificação do Hospital Distrital de Cuamba, no Niassa, estão paralisadas há sete meses, por falta de fundos.O Director Provincial de Saúde, no Niassa, José Manuel, disse que a conclusão das obras de requalificação daquela unidade sanitária

POLÍCIA INVESTIGA TRATAMENTO DESUMANO À GARIMPEIROS EM CABO DELGADO

Cabo Delgado

A Polícia da república de Moçambique, PRM, está a investigar as circunstâncias em que alguns membros da Força de Intervenção Rápida, FIR, trataram de forma desumana garimpeiros em Namanhumbir, província de Cabo Delgado.

ENH REPRESENTADA NOS PROJECTOS DE PRODUÇÃO DE GÁS NA BACIA DO ROVUMA

Cabo Delgado

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, (ENH), criou duas sociedades que vão representar a instituição nos projectos de produção de gás natural na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

GOVERNO APOSTA NA REABILITAÇÃO DA FÁBRICA DE GRAFITE DE ANCUABE

Cabo Delgado

O governo moçambicano está a trabalhar no sentido de reactivar a fábrica de processamento de grafite de Ancuabe, na província de Cabo Delgado.

COMISSÃO PARLAMENTAR DOS ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS TRABALHA EM NAMPULA

Nampula

A Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República diz que está a trabalhar para garantir a revisão plena do Código Penal, do Processo Penal e de execução das penas de modo que haja celeridade

NAMPULA: BANCO DE SOCORROS ATENDE 113 DOENTES EM 24 HORAS

Nampula

O Banco de Socorros do Hospital central de Nampula atendeu, durante as celebrações do EID UL-FITRE e da Independência Nacional, cerca de cento e treze pessoas padecendo de diversas enfermidades.

NAMPULA VAI PRODUZIR ENERGIA A PARTIR DA CASCA DE CASTANHA DE CAJU

Nampula

A província de Nampula espera produzir, a médio prazo, energia eléctrica para suprir o défice que se regista, usando a casca da castanha de caju como matéria-prima.

NA ZAMBÉZIA, NAUFRÁGIO FAZ 1 MORTO E 20 DESAPARECIDOS

Zambézia

A lancha improvisada para o transporte de passageiros no rio Chipaca, entre Quelimane e Madal levava na altura do naufrágio mais de vinte pessoas, quatro pessoas foram resgatadas, mas uma viria a perder a vida no centro de Saúde de Issídua.

AFONSO DLHAKAMA ANUNCIA CRIAÇÃO DE EQUIPA DE PERITOS PARA DESCENTRALIZAÇÃO

Zambézia

O líder da Renamo, Afonso Dlhakama, anunciou, esta sexta-feira, em teleconferência, a criação, na próxima semana, de dois grupos, que serão compostos por especialistas para a discussão dos pacotes de descentralização e de questões militares.

GILÉ: ALUIMENTO DE TERRAS NA MINA DE MUIANE FAZ 9 MORTOS

Zambézia

Nove pessoas morreram e quatro contraíram ferimentos, entre greves e ligeiros, este mês, por aluimento de terras na mina de Muiane, no distrito de Gilé, na Zambézia.

NCÊNDIO ATINGE PARTE DO MERCADO DE MOATIZE

Tete

Um incêndio de grandes proporções está a consumir parte do mercado central da vila de Moatize, na província de Tete.Os bombeiros continuam em acção e informações preliminares indicam que o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito.

Praga de ratos destrói extensas áreas agrícolas de gergelim e feijão bóer, no distrito de Mutarara, em Tete.

Tete

Em consequência, há famílias camponesas que se encontraram, neste momento, em dependência alimentar.A situação e mais gritante no posto administrativo de Inhangoma, onde os produtores perderam grande parte da sua produção devido aos ratos

A profanação de campas tende a ganhar contornos preocupantes na cidade de Tete

Tete

A edilidade local, ciente do problema, desenha, neste momento, estratégias para combater o fenómeno.A iniciativa visa dar resposta aos casos de profanação de campas que nos últimos dias preocupa, não só os órgãos autárquicos, mas também a sociedade

INGC ENCERRA ÚLTIMO CENTRO DE ACOMODAÇÃO DE DESLOCADOS

Manica

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), em Manica, encerrou, esta terça-feira, o último centro de acomodação de deslocados da província, na sequência da trégua nas hostilidades militares.

“INGC DEVE PRESTAR ASSISTÊNCIA PERMANENTE AOS CENTROS DE ACOLHIMENTO”- CARMELITA NAMASHULUA

Manica

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, apela ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, em Manica, a fazer uma assistência permanente as populações que se encontram em centros de acolhimento de deslocadas

SOFALA. AUMENTO DE PARTOS INSTITUCIONAIS EM CHEMBA

Manica

Cerca de dois mil e novecentos partos institucionais foram realizados em 2016 no distrito de Chemba, norte da província de Sofala.

Perto de oito mil crianças que se encontravam privadas de cuidados de saúde, em Gorongosa, província de Sofala, estão a beneficiar de assistência domiciliária, através de brigadas móveis

Sofala

Perto de oito mil crianças que se encontravam privadas de cuidados de saúde, em Gorongosa, província de Sofala, estão a beneficiar de assistência domiciliária, através de brigadas móveis.

O pescado foi capturado em mais de duzentos tanques dos mais de quatrocentos e trinta existentes naquela província

Sofala

O distrito de Gorongosa, em Sofala, comercializou no primeiro semestre deste ano, mais de nove toneladas de peixe em cativeiro, de um plano de vinte toneladas, no âmbito da massificação da produção piscícola.

UE FINANCIA COM CERCA DE €500 MIL ACTIVIDADES PARA PRODUÇÃO DE ME

Sofala

A União Europeia (UE) financia com cerca de quinhentos mil euros, um programa de melhoramento da cadeia de valor do mel, na província de Sofala.

INHAMBANE COM PROBLEMAS NO TRATAMENTO QUÍMICO DE CAJUEIROS

Inhambane

Em Inhambane, há problemas no tratamento químico de cajueiros, que decorre desde o princípio de Julho corrente.As avarias constantes de atomizadores, o elevado custo de insumos, podem comprometer o tratamento químico de cajueiros.

a população apresentou ao Chefe do Estado algumas preocupações, com destaque para concretização do projecto de irrigação na região de Paunde

Inhambane

Hoje, último dia da visita de trabalho à província de Inhambane, o Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura um sistema de abastecimento de água e orienta um comício no distrito de Morrumbene.

Chefe do Estado orientou, , a sessão extraordinária do governo de Inhambane, tendo apreciado positivamente o informe do governo de Inhambane

Inhambane

O Presidente da República, Filipe Nyusi, faz escala, esta sexta-feira, nos distritos de Panda e Mabote, no prosseguimento da sua visita de trabalho à província de Inhambane.

“GAZA ESTÁ REGISTAR AVANÇOS ASSINALÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO” -PR

Gaza

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirma que a província de Gaza está a registar avanços assinaláveis no desenvolvimento do capital humano, assente na expansão do emprego e inclusão social.

PR INAUGURA INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS EM CHÓKWÈ E BILENE

Gaza

O Presidente da República inaugurou, este sábado, duas infra-estruturas eléctricas nos distritos de Chókwè e Bilene, no prosseguimento da sua visita de trabalho à província de Gaza.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELOGIA POPULAÇÃO DE CHONGOENE PELA ENTREGA NA PRODUÇÃO

Gaza

O Presidente da República, Filipe Nyusi, elogiou a população de Chongoene, província de Gaza, pela entrega na produção e produtividade agrícola.Filipe Nyusi falava, esta quinta-feira, no comício que orientou na localidade de Nhancusse, distrito de

CERCO CONTRA EMPRESAS QUE NÃO CANALIZAM DESCONTOS DOS TRABALHADORES AO INSS

Maputo

O Ministério do trabalho, Emprego e Segurança Social aperta cerco contra as empresas que não canalizam os descontos dos seus trabalhadores ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

nota da CTA indica que este seminário tem como objectivo principal integrar os conselhos

Maputo

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) realiza de hoje até quinta-feira, em Maputo, o Seminário dos Conselhos Empresariais Provinciais.Uma nota da CTA indica que este seminário tem como objectivo principal integrar os conselhos

transporte de passageiros em 12 rotas que ligam o centro da cidade de Maputo à periferia será confiado a três entidades até ao final deste ano.

Maputo

O transporte de passageiros em 12 rotas que ligam o centro da cidade de Maputo à periferia será confiado a três entidades até ao final deste ano.Trata-se de rotas do centro da cidade para Tchumene, Mozal, Boane, Infulene, Socimol, Patrice Lumumba e T3,