11
Qui., Ago.
0 New Articles

Notícias principais

CNE exorta partidos a indicarem gestores das verbas públicas durante a campanha

Angola

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que “nenhum” partido concorrente às eleições gerais indicou, até ao momento, um administrador eleitoral, responsável pela gestão das verbas disponibilizadas pelo Estado, e que o devem fazer durante a campanha eleitoral.

Stopmznews

Sociedade civil angolana interpõe ação popular contra imprensa pública

Angola

Grupo de cidadãos angolanos vai interpor um processo contra o Presidente e quatro meios públicos por falta de isenção, classificando a comunicação social pública como "instrumento de propaganda política" do MPLA.

A ação popular visa o titular do poder executivo, João Lourenço, a Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA) e os conselhos de administração de quatro meios de comunicação públicos: Televisão Pública de Angola (TPA)

Stopmznews

Cidadãos devem regressar a casa depois de votarem

Angola

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, chama a atenção dos partidos políticos e coligação de partidos políticos concorrentes às Eleições Gerais de 24 de Agosto a fazerem cumprir a Constituição República, a Lei Eleitoral e o Código de Conduta, no que diz respeito à forma de comunicação, evitando levar os eleitores para momentos extremos.

Stopmznews

Ataque a bar LGBTQIA+ na Noruega tratado como "acto de terrorismo islâmico"

EUA

O autor dos disparos perto de um bar LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega, que fez dois mortos e 21 feridos, é norueguês, de origem iraniana, tem 42 anos e era conhecido por ter um longo histórico de violência, com o ataque a estar agora a ser considerado como um "acto de terrorismo islâmico".

Nove estados norte-americanos banem aborto após decisão do Supremo Tribunal de Justiça

EUA

Após a revogação da protecção do direito ao aborto federal pelo Supremo Tribunal de Justiça na sexta-feira, pelo menos nove estados norte-americanos já baniram a intervenção voluntária da gravidez com as mulheres a manifestarem-se e com o Presidente dos Estados Unidos a dizer estar chocado com a decisão dos juizes.

Supremo Tribunal cancela direito ao aborto

EUA

Esta sexta-feira o Supremo Tribunal dos Estados Unidos acabou por conceder liberdade aos 50 estados para proibir, ou não, o aborto. Uma decisão esperada mas que já faz grande polémica no país.
50 anos depois do acórdão "Roe v. Wade" assinado em 1973 que estabeleceu o direito das americanas a abortar, o Supremo Tribunal americano decidiu voltar atrás. A partir de agora, cada Estado será livre de escolher a sua posição sobre o

Primeiro cargueiro com cereais ucranianos deixa o porto de Odessa

Ucrânia

O primeiro cargueiro com cereais ucranianos partiu hoje de Odessa na Ucrânia rumo ao Líbano via Turquia. O presidente turco Erdogan vai-se encontrar com o seu homólogo russo Putin esta sexta-feira.

Dez dias depois de Ucrânia e Rússia terem assinado um compromisso para o escoamento dos 25 milhões de toneladas de cereais ucranianos que têm estado retidos nos portos de Odessa devido ao bloqueio naval russo, o primeiro cargueiro

ataque contra sede de frota russa do Mar Negro

Ucrânia

A Rússia informou neste domingo (31), que um ataque com drone atingiu a sede da frota russa no Mar Negro em Sebastopol, na Crimeia, ferindo seis pessoas. A Ucrânia nega estar por detrás do ataque.
"Esta manhã, os nacionalistas ucranianos decidiram estragar o Dia da Marinha" celebrado na Rússia, escreveu o governador da cidade de Sebastopol no Telegram.

Rússia e Ucrânia acusam-se mutuamente do bombardeamento de uma prisão no leste

Ucrânia

No 156° dia de guerra na Ucrânia, Moscovo e Kiev acusaram-se hoje mutuamente do bombardeamento de uma prisão que terá causado mais de 40 mortos em território separatista, no leste da Ucrânia. Isto acontece numa altura em que o Presidente ucraniano se deslocou esta sexta-feira para supervisionar um primeiro carregamento de cereais num navio turco no porto de Tchornomorsk, sobre o Mar Negro, uma semana depois de o seu país ter assinado um acordo neste

Biden disposto a defender militarmente Taiwan em caso de invasão pela China

Asia Setentrional e Central

Em Tóquio, em véspera da cimeira do 'Quad', a cimeira da aliança dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, que visa uma maior cooperação e um maior equilíbrio de forças face à China, o Presidente americano declarou hoje que o seu país está disposto a usar a força militar para defender o território separatista de Taiwan em caso de invasão chinesa.

Rússia coloca sistema nuclear em alerta

Asia Setentrional e Central

O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.

Ocidente tenta "últimos esforços" para resolver crise russo-ucraniana

Asia Ocidental

O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.

Radio Cidade FM Maputo