20
Seg., maio
0 New Articles

Retirada das tropas francesas do Níger “começa esta semana”

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A retirada das tropas francesas do Níger “começa esta semana”, avançou o ministério francês da Defesa, esta quinta-feira. O regresso de todos os militares deverá ficar concluído até ao final do ano.
O ministério francês da Defesa anunciou, esta quinta-feira, que a retirada das tropas francesas do Níger começa esta semana. “A retirada dos militares e dos meios militares estacionados no Níger começa esta semana. Esta manobra deve permitir o

regresso de todos os militares a França antes do final do ano”, pode ler-se no comunicado do ministério.

Também esta manhã, o Estado-Maior do Exército francês adiantou que a retirada ia ser lançada esta semana, “em ordem, em segurança e em coordenação com o Níger”.

Entretanto, a junta militar no poder em Niamey garantiu, hoje, que a retirada vai acontecer de acordo com as suas condições. “O CNSP [Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria – militares no poder] e o governo nigerino vão estar atentos a que a retirada se faça no respeito dos nossos interesses e de acordo com as nossas condições”, lê-se no comunicado publicado nas redes sociais.

O texto acrescenta que “os 400 soldados franceses estacionados em Ouallam [oeste] vão ser os primeiros a fazer as malas” e que “a base aérea de Niamey, onde estão estacionados a maioria dos militares franceses, será desmantelada até ao final do ano”.
No total, há 1.400 militares franceses no país: 1.000 estão na base aérea de Niamey e 400 em Ouallam e Ayorou. O Níger era, desde 2013, uma plataforma de trânsito para as operações antiterroristas no Mali e tornou-se no centro do dispositivo francês após a retirada forçada do Mali e do Burkina Faso, a partir do Verão de 2022.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, a 24 de Setembro, o fim da cooperação militar com o Níger e a retirada das tropas, uma exigência das novas autoridades nigerinas na sequência do golpe de Estado de 26 de Julho. O Mali e o Burkina Faso, igualmente dirigidos por juntas militares depois de golpes de Estado, também pediram e obtiveram a retirada das tropas francesas.

Paris não reconhece as novas autoridades de Niamey, limitou a entrega de vistos aos nigerinos e pôs fim à cooperação com o país. O Níger é também alvo de sanções por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews