26
Sex., Abr.
0 New Articles

São Tomé e Príncipe aposta na energia solar

São Tomé e Príncipe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

São Tomé e Principe está a construir a primeira central de energia solar fotovoltaica. O arquipélago vai poder começar a ter, dentro de alguns meses, energia elétrica produzida a partir da luz solar e entrar na era de energias renováveis. Por enquanto, o dia-a-dia dos são-tomenses é pautado por vários cortes de energia.


A nova central de energia solar fotovoltaica pretendem reduzir o consumo de gasóleo na central de Santo Amaro. O projecto insere-se no projecto financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Africanos de Desenvolvimento (BAD).

"Neste momento estamos a montar paneis solares, mas ainda estamos no início e a obra vai demorar muito tempo", descreve Naiter Soares, serralheiro a trabalhar na construção da nova central.

No entanto, Naiter Soares não acredita numa transição com energética sustentável porque "o petróleo faz falta para o consumo para os motores para os candeeiros".

A maior parte dos são-tomenses "têm gerador em casa e não depende só desta central", sublinha.

 

 

A central de Santo Amaro existe há 15 anos, do outro lado da estrada Domingos vende sandes e cafés aos trabalhadores. "Diariamente, passam aqui para comprar um pão e um sumo, enquanto está no serviço. Aqui trabalham por volta da 15 a 20 pessoas por turnos e há ainda equipas que fazem manutenção. A energia nunca pára de produzir. Há sempre cortes, mas depois volta passados 15, 20 minutos", descreve.

A transição energética é um desafio para São Tomé e Príncipe uma vez que cerca de 80% da produção de energia continua a ser feita por energia térmica, através de geradores. A produção de energia continua a ser insuficiente segundo as necessidades da população.

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus