26
Sex., Abr.
0 New Articles

Condições sub­ - humanas levam encerramento do Centro Santa Rita de Cássia

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O encerramento do Centro de Acolhimento Santa Rita de Cássia, localizado nas imediações da centralidade do Kilamba, resultou das "condições sub­humanas e indigentes a que estavam submetidas as crianças".


A afirmação foi feita pela Secretária de Estado para Área Social, Ana Correia Victor, durante a abertura do Encontro Nacional de Capacitação para Fortalecimento das Redes de Protecção dos Direitos da Criança.
De acordo com a Secretária de Estado, "o encerramento visou proteger a saúde das crianças, que corriam perigo de vida", adiantando que "mais de 100 menores, que se encontravam no centro, sob os auspícios de pessoas singulares, foram levadas para outros locais de acolhimento localizados na província de Luanda".
As crianças só voltarão ao Centro Santa Rita de Cássia "depois de a instituição social criar as condições ideais e estar legalizada", afirmou Ana Correia Victor, que garantiu que "o Ministério da Assistência e Reinserção Social vai dar o apoio necessário para que o Centro Santa Rita de Cássia volte a funcionar, mas com condições dignas de acordo com a legislação em vigor sobre o funcionamento das instituições de protecção ou de apoio social".
A aposta "na capacitação dos membros das redes e melhorar os mecanismos de coordenação, controlo, fiscalização e inspecção do trabalho", foi outra das promessas da Secretária de Estado.
Já a directora do Instituto Nacional da Criança, Nilza Batalha, revelou que as mais de 600 instituições de acolhimento existentes no país vão estar sujeitos a uma fiscalização regular, depois das anomalias descobertas no Centro Santa Rita de Cássia. A fiscalização vai começar pelos centros situados na província de Luanda, devendo depois ser extensiva aos das restantes províncias.
O Centro Santa Rita de Cássia acolhia crianças dos 12 aos 16 anos.

 

Fonte:Angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews