28
Dom., Abr.
0 New Articles

Embaixadora americana elogia Catoca

Embaixadora americana elogia Catoca

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O estado organizacional e funcional da Sociedade Mineira de Catoca, localizada em Saurimo, Lunda Sul, deixou impressionada a embaixadora dos Estados Unidos durante a visita ao empreendimento mineiro, considerado o quarto maior do mundo.

Helen La Lime falou à imprensa, no final da visita a Catoca, elogiando o apoio na vertente social, da Sociedade Mineira de Catoca às comunidades das áreas circunvizinhas e sublinhou que o empreendimento social é prova evidente da vontade do Executivo, na implementação do processo de diversificação da economia.

A diplomata destacou o esforço empreendido pelas autoridades da província da Lunda Sul em vários sectores, para encontrar soluções que contribuam para a diversificação da economia. Helen La Lime garantiu que o Governo norte-americano vai contribuir para o combate contra a malária na província e estudar possibilidades para outros investimentos. Com os líderes de partidos políticos, a diplomata abordou questões relacionadas com a realização das eleições gerais previstas para este ano, dos quais recebeu garantias de que o processo decorre sem sobressaltos, com muitos cidadãos a afluírem aos postos de registo eleitoral.

A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, considerou positiva a visita da diplomata à província, salientando que Helen La Lime trouxe boas noticias no domínio da cooperação no sector da Saúde, com realce para o combate à malária.

Outro ganho da visita apontado pela governadora é o apoio garantido pelo Governo norte-americano ao processo de desminagem e apoio aos jovens que queiram abraçar o Programa Internacional de Empreendedorismo e Liderança, nos EUA, destinado a cerca de 16 jovens do país. 

O administrador da Endiama, Paulo Nfinca, destacou que a vista da diplomata a Catoca dá um outro alento aos trabalhadores deste empreendimento mineiro. O desafio da empresa este ano é trabalhar para desenvolver o sector mineiro e aumentar as receitas com a entrada em funcionamento de mais duas minas de exploração de diamantes na província. Antes, a diplomata esteve na Lunda Norte onde garantiu ao governador Ernesto Muangala o reforço do programa de luta contra a malária. Helen La Lime salientou que as acções devem estar consubstanciadas na formação e capacitação de técnicos em oito dos dez municípios da província, assim como no lançamento do programa do uso de mosquiteiros impregnados. 

A parceria nos domínios da diversificação da economia, através do incentivo à agricultura familiar e formação de quadros na área diamantífera, também vai merecer uma especial atenção do Governo norte-americano. 

O governador Ernesto Muangala apresentou à diplomata os principais eixos de desenvolvimento da província, destacando como prioridades a formação de quadros, reabilitação e construção de estradas, melhoria do abastecimento de água potável e energia eléctrica, e implementação de projectos nos sectores da agricultura, pesca e pecuária. 

Ernesto Muangala disse que com as estruturas centrais do Executivo estão a ser estudados mecanismos que visam desenvolver programas e políticas eficazes destinadas à promoção e exploração das potencialidades turísticas na província, tendo em conta a sua riqueza em recursos hídricos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews