03
Sex., maio
0 New Articles

ChatGPT leva instituições internacionais a reverem métodos de ensino

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As universidades nos Estados Unidos estão a ser palco de várias manifestações de professores que querem mudar o método e o sistema de ensino para novas abordagens didáticas. Na origem destas reuniões cada vez mais frequentes está uma das tecnologias que mais recentemente gerou polémica: as inteligências artificiais, como o famoso chatbot ChatGPT.

O New York Times fez uma reportagem na qual concluiu que a ferramenta de diálogo está a levar muitos professores a optarem por promover mais trabalhos de grupo, redações manuscritas, ao invés de feitas em word, e provas orais – tudo metodologias que já tinham caído em desuso.


Com o surgimento dos chatbots, diversos casos sobre o uso da tecnologia para desenvolver trabalhos, principalmente redações, começaram a ser relatados em múltiplas instituições de ensino. Algumas escolas públicas, como a de Nova Iorque e a de Seattle, já proibiram o acesso ao ChatGPT nas escolas e dispositivos conectados ao Wi-Fi para evitar o recurso à ferramenta, mas muitos alunos já encontraram formas de “enganar” as barreiras de proibição e estão a ter esta “ajuda” em vários trabalhos.

 

Nas faculdades, a luta para conseguir incluir esta tecnologia no cotidiano é maior, porque diversos administradores relutam em aceitar esta ferramenta alegando que ela fere a liberdade académica, além de não estar totalmente comprovada a sua eficácia.

“Tentamos instituir políticas gerais que reconheçam a autoridade do membro do corpo docente para ministrar uma aula, em vez de visar métodos específicos de trapaça”, disse Joe Glover, reitor da Universidade da Flórida. “Esta não será a última inovação com a qual teremos que lidar”, acrescenta.

Um porta-voz da OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, admite que a tecnologia tem o poder de enganar pessoas e está a tentar desenvolver ferramentas que permitam aos académicos perceberem quando determinado ensaio seja escrito por inteligências artificiais.

Na maioria das faculdades o tema chatbot está a ser muito discutido, mas até há quem admita a integração do ChatGPT em sala de aula, mas como ponto de partida para uma discussão mais alargada.

 

 

Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews