26
Sex., Abr.
0 New Articles

ECONOMIA ESTÁ SE VOLTA AO CAMINHO DE CRESCIMENTO

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse este domingo que a economia moçambicana poderá registar, no ano em curso, um crescimento na ordem de 5.5 por cento conta 3.8 alcançados em 2016.


Nyusi, que falava na Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo, por ocasião, dos 42 anos da independência nacional, saúda com satisfação reaparecimento da economia do país, depois de enfrentar, nos últimos dois anos, situações macroeconómicas desafiantes.
“Notamos com satisfação que a nossa economia está a reerguer-se, depois de enfrentarmos, nos últimos dois anos, situações macroeconómicas desafiantes podemos afirmar que a nossa economia está de volta ao caminho de crescimento”, afirmou o presidente.
O estadista moçambicano apontou, a título de exemplo, que a inflação dos preços de produtos se situou em 25.7 por cento em 2016 e, até ao fim do primeiro trimestre do corrente ano, se situou em 21.7 por cento, com tendência descendente.
A taxa de câmbio da moeda moçambicana (o metical), em relação as principais moedas de mercado, está a melhorar tendo, para o efeito, apontado o facto de paridade rondar agora os 60 meticais o dólar americano, mas que chegou a atingir os cerca de 80 meticais por dólar em finais do ano transacto.
As reservas internacionais para a compra de bens factoriais e não factoriais estiveram em 1.833 bilião de dólares americanos, no fim de 2016, assegurando 3.6 meses de importações.
No primeiro trimestre do ano em curso, as reservas cifravam 1.861 biliões de dólares acima da meta planificada, valor suficiente para 5.4 meses de importações e, na óptica do presidente, as perspectivas macroeconómicas e de investimento produtivo, nacional e estrangeiro, continuam fortes e firmes a emitir sinais bastante encorajadores.

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews