08
Qua., maio
0 New Articles

Governo de Moçambique continuará empenhado na luta para o alcance das metas preconizadas pelo roteiro regional

NYUSI ENDEREÇA MENSAGEM POR OCASIÃO DO DIA DE ÁFRICA QUE HOJE SE CELEBRA

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

“O Governo de Moçambique continuará empenhado na luta para o alcance das metas preconizadas pelo roteiro regional e busca de respostas adequadas às preocupações dos jovens nos níveis nacional, regional e continental.”


Esta reflexão está contida numa mensagem do Presidente da República, Filipe Nyusi, por ocasião do quinquagésimo quarto aniversário da Fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), actual União Africana(UA) que, hoje, se assinala.
Filipe Nyusi diz que a avidez e a energia da juventude africana constituem o maior activo e a certeza do progresso que a África e Moçambique merecem.
Para o chefe do Estado, a efeméride deve servir de “reflexão para o aperfeiçoamento das políticas, estratégias e acções que motivem os jovens a assumirem-se como o motor do desenvolvimento, através de investimentos na saúde, educação, formação e empregabilidade”.
Nyusi exorta ainda a todos os moçambicanos, independentemente da filiação política, partidária, religiosa, raça, sexo e idade a participarem, com entusiasmo e sentido de pertença, nas actividades e eventos alusivos à celebração do Quinquagésimo Quarto Aniversário da União Africana que decorre sob o lema “Aproveitamento do Dividendo Demográfico através do Investimento na Juventude”.

Dia de África
O dia 25 de maio é considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objectivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de Maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana mas a celebração da data manteve-se.
Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos espalhados pelo mundo. Em países como o Gana, o Mali, a Namíbia, a Zâmbia e o Zimbabwe, o Dia da África é um feriado.
Continente Africano
A África apresenta 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 53 países, sendo a Nigéria o mais populoso. O maior país de África é a Argélia, enquanto as ilhas Seychelles são o país mais pequeno. O ponto mais alto da África é o Kilimanjaro (5895 m). O Lago Assal em Djibouti é o mais baixo (155 m abaixo do nível do mar).
É o segundo continente com mais população do mundo e o continente ao qual pertence a grande parte da população desnutrida e onde se apresentam os maiores problemas sociais da actualidade.
O vírus do HIV apresenta a sua incidência máxima neste continente, que é basicamente agrário (63% de população rural). Contudo, a África é dona de grande diversidade de culturas e das mais belas paisagens naturais.

 

 

Fonte:Da Redação com RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews