26
Sex., Abr.
0 New Articles

Campanha inusitada de Trump enfrenta primeiro teste em Iowa

O magnata e pré-candidato republicano dos Estados Unidos, Donald Trump: pesquisas mostram uma batalha acirrada de Trump com Ted Cruz

US Canada
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Des Moines - Favorito entre os pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump irá submeter sua campanha sem precedentes a um teste real nesta segunda-feira, quando os eleitores do Estado de Iowa dão início a uma rodada

nacional de prévias partidárias que culminarão com a escolha do próximo presidente norte-americano.

Pesquisas mostram uma batalha acirrada de Trump com Ted Cruz, cujo desfecho pode depender do comparecimento e de uma grande parcela de eleitores indecisos.

Hillary Clinton, a favorita entre os pré-candidatos democratas, também enfrenta um grande desafio do concorrente Bernie Sanders em Iowa no primeiro embate da luta pela indicação dos candidatos para a eleição do dia 8 de novembro, que elegerá o sucessor de Barack Obama.

As últimas pesquisas colocam Trump, empreendedor bilionário e desbocado que jamais concorreu a um cargo eletivo, com uma ligeira vantagem diante de Cruz, senador conservador do Texas, enquanto Hillary tem uma pequena dianteira em relação a Sanders, senador de Vermont.

Mas persiste a incerteza a respeito de quem irá comparecer para votar nas prévias, ou "caucus", e de quão bem-sucedidos Trump e Sanders serão para convencer seus apoiadores, muitos deles votando pela primeira vez e desencantados com a política tradicional, a sair de casa.

Ainda aumenta a imprevisibilidade da votação em Iowa a existência de um grande contingente de eleitores indecisos ou influenciáveis nos dois partidos em um Estado no qual os votantes, acostumados a ser cortejados pelos candidatos, não se apressam para se comprometerem.

A pesquisa Des Moines Register/Bloomberg feita em Iowa e divulgada na noite do último sábado revelou que três em cada 10 eleitores democratas inclinados a votar nas prévias e 45 por cento dos republicanos inclinados a participar dos 'caucuses' ainda não fizeram sua escolha e podem ser convencidos a mudar de candidato.

Para os vencedores em Iowa, o prêmio será um ímpeto valioso nas batalhas pela indicação partidária, que podem durar meses, e muitos dos derrotados no campo republicano podem começar a ficar pelo caminho.

Os moradores de Iowa irão votar em escolas, bibliotecas e outros locais públicos a partir das 19h locais desta segunda-feira, e os resultados devem sair em poucas horas.

 

 

 

Fornecido por: Da REUTERS 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews