28
Dom., Abr.
0 New Articles

Espanha: Felipe VI indica Pedro Sanchez como candidato ao cargo de primeiro-ministro

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O rei Filipe de Espanha indicou esta terça-feira, 3 de Outubro, o primeiro-ministro cessante, Pedro Sanchez, como candidato ao cargo e chefe do executivo do país.


Depois do fracasso da investidura de Alberto Nunez Feijóo como primeiro-ministro, Felipe VI recebeu os partidos com representação parlamentar e indicou Pedro Sánchez como novo candidato ao cargo.

Pedro Sánchez, que já foi primeiro-ministro na última legislatura, lidera o Partido Socialista espanhol (PSOE), o segundo partido mais votado nas legislativas, de 23 de Julho, a seguir ao Partido Popular de Alberto Nunez Feijóo.

Por várias ocasiões, o líder do Partido Socialista afirmou ter condições para reunir os apoios necessários no parlamento para ser reconduzido no cargo de primeiro-ministro.

Pedro Sánchez disse que pretendia formar uma coligação "progressista e inclusiva" com o partido de esquerda Sumar da Ministra do Trabalho cessante, Yolanda Diaz, e com apoio parlamentar de outras formações.


O antigo primeiro-ministro espanhol poderá ter de negociar com os partidos independentistas catalães que exigem, nomeadamente, uma amnistia dos líderes e activistas envolvidos na tentativa de separar a região da Catalunha em 2017.

O Parlamento tem agora até dia 27 de Lovembro para eleger um novo chefe de Governo e evitar uma repetição das eleições. Em 2016 e 2019, os espanhóis repetiram eleições, duas vezes, por nenhum candidato a primeiro-ministro ter sido aprovado pelo Parlamento.

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus