27
Sáb., Abr.
0 New Articles

França: 11ª jornada de greves e manifestações contra a reforma das pensões

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Novo dia de greves e manifestações em França, um dia depois de um encontro entre sindicatos e executivo que acabou “em falhanço”. Esta quinta-feira, os franceses são novamente chamados às ruas para protestarem contra o novo projecto de lei sobre a reforma do sistema nacional das pensões.

No dia seguinte a uma tentativa de diálogo entre a intersindical e o executivo francês, o país volta a mobilizar-se esta quinta-feira, 06 de Abril, contra a reforma do sistema nacional de pensões, manifestações, greves e bloqueios são previstos em toda a França contra o projecto de lei aprovado sem voto parlamentar pelo executivo.

Depois do "falhanço" das negociações com a chefe do Governo, Elisabeth Borne, o secretário-geral da CFDT, o maior sindicato em França falou numa “crise social que se transforma numa crise democrática”.

A partir da China, onde se encontra em visita oficial, o Presidente francês Emmanuel Macron reagiu imediatamente a Laurent Berger, dizendo que “não podemos falar em crise democrática”, acrescentando que “as palavras têm um sentido e se foram galvanizadas tendem a fomentar os extremos”.

Esta manhã em entrevista à RTL, Laurent Berger apelou ao “fim da provocação”. O secretário-geral da CFDT defendeu que “não se encontram num ringue [de boxe]. Não sou eu o problema”.


Esta quinta-feira são esperados entre 600.000 a 800.000 manifestantes. A 28 de Março, a mobilização contra a reforma das pensões, reuniu em todo o país 740.000 manifestantes segundo o Ministério do Interior, mais de 2 milhões de acordo com a CGT.

Em Paris, hoje, são esperados entre 60.000 a 90.000 em Paris, o desfile deve começar pelas 14h00 locais e partirá dos Inválidos até à Praça de Itália. Cerca de 11.500 elementos das forças de segurança foram mobilizados para o terreno, numa altura em que as últimas manifestações ficaram marcadas por episódios de violência.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus