27
Sáb., Abr.
0 New Articles

França: Nova jornada de protestos a 13 de Abril

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Em França, os sindicatos convocaram nova jornada de protestos para 13 de Abril, véspera da decisão do Conselho Constitucional que se deve pronunciar sobre a reforma do sistema de pensões. Esta quinta-feira, “perto de dois milhões” de pessoas manifestaram-se em França, na 11ª jornada contra a lei que aumenta de 62 para 64 anos a idade de reforma.


Ao final da 11ª jornada de protestos desde Janeiro, os sindicatos anunciaram o próximo dia de mobilização, 13 de Abril. O objectivo é reiterar o descontentamento social na véspera de o Conselho Constitucional se pronunciar sobre a constitucionalidade da reforma do sistema de pensões, a última etapa antes da promulgação da contestada lei pelo Presidente francês.

Esta quinta-feira, saíram às ruas do país “perto de dois milhões” de pessoas, de acordo com os sindicatos, 570.000 de acordo com o ministério do Interior. Na rede social Twitter, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, indicou que 111 pessoas foram detidas para interrogatório e 154 polícias ficaram feridos, “alguns com gravidade”, mas não disse o número de manifestantes feridos, ainda que isso tenha sido relatado pela imprensa. Na manifestação em Paris, por exemplo, voltou-se a ver confrontos entre manifestantes e polícia e contentores de lixo incendiados.

Os protestos aconteceram um dia depois da reunião entre a primeira-ministra francesa e os sindicatos que terminou sem quaisquer resultados. Élisabeth Borne rejeitou a principal reivindicação sindical - a retirada da lei, aprovada com recurso a uma disposição constitucional para fazer passar o texto sem votação no parlamento. A nova lei das aposentações aumenta de 62 para 64 anos a idade de reforma.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus