09
Qui., maio
0 New Articles

ONU pede ajuda humanitária urgente face a “bloqueio total” de Gaza

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O secretário-geral da ONU reconhece as "preocupações legítimas de Israel", mas diz-se "profundamente consternado" pelo “bloqueio total” da Faixa de Gaza imposto por Telavive. António Guterres apelou a comunidade internacional a “mobilizar apoio humanitário urgente” para os civis palestinianos “retidos” no enclave.


O líder das Nações Unidas lembra ainda que as operações militares devem acontecer em “conformidade com o direito internacional humanitário".

Em conferência de imprensa Guterres sublinhou que em Gaza “a situação humanitária em Gaza já era extremamente difícil antes das hostilidades, agora vai deteriorar-se de forma exponencial. É desesperadamente necessário equipamento médico, comida, combustível e outros bens humanitários, e ainda o acesso a pessoal humanitário”

O secretário-geral da ONU reiterou a sua "condenação absoluta" dos "ataques repugnantes" do movimento islâmico palestiniano Hamas contra Israel. "Reconheço as legítimas queixas do povo palestiniano. Mas nada pode justificar esses actos terroristas, assassinatos, mutilações e sequestros de civis". Guterres pediu o fim dos ataques a Israel e aos territórios palestinianos ocupados, alertou para as consequências humanas e pediu a “todas as partes e atores relevantes” que permitam “o acesso da ONU para a entrega de assistência humanitária urgente aos civis palestinianos retidos e indefesos da Faixa de Gaza”.


OMS pede abertura de corredor humanitário

A Organização Mundial da Saúde pediu, esta terça-feira, 10 de Outubro, a abertura de um corredor humanitário para a Faixa de Gaza, que está bloqueada e sob bombardeio das forças israelitas após ataques do Hamas que resultaram em centenas de mortes em Israel.

Ontem, no Cairo, Egipto, país que partilha fronteira com Gaza, o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, discutiu com Abdel Fattah al-Sissi, o presidente egípcio, a possibilidade de enviar produtos básicos de saúde e funcionamento hospitalar.

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews