26
Sex., Abr.
0 New Articles

UNITA augura autarquias a partir de 2020

UNITA augura autarquias a partir de 2020

Política
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A UNITA, maior partido na oposição em Angola, antevê que as autarquias sejam implementadas no país a partir do ano de 2020, o que vai permitir dar corpo a um imperativo constitucional.


“Pensamos que em 2018 pode-se completar o pacote legislativo. Em 2019 entra-se para as questões práticas. E em 2020 as autárquicas podem ser efectivadas”, declarou o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, nesta quinta-feira.
O líder da UNITA prestou essas declarações à imprensa no final de um encontro de cortesia com o governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho. Isaías Samakuva entende que as eleições autárquicas podem ajudar a solucionar muitos problemas sociais locais, incluindo a falta de empregos.
O Governo angolano defende a institucionalização das autarquias locais até 2021, de acordo com as conclusões do IV fórum dos municípios e cidades de Angola realizado em Novembro de 2016, em Luanda.
A posição do Governo assenta na necessidade da criação de instrumentos técnicos de apoio, incluindo meios técnicos, humanos e financeiros e o enquadramento das autoridades tradicionais na governação local.
Durante o encontro com Adriano Mendes de Carvalho, o líder da UNITA diz ter sido aflorada, também, a crescente deslocação de jovens das diferentes províncias do país a Luanda em busca de melhores condições de vida.
Entre as referidas províncias destacou Benguela, Huíla e Huambo. Para travar essa elevada afluência à capital do país, Isaías Samakuva propõe que sejam criadas iguais condições de vida nas áreas de origem dos jovens.
Por sua vez, Adriano Mendes de Carvalho referiu que o Executivo angolano já trabalha na desconcentração e acredita que não há constrangimentos nesse processo.
A deslocação de Isaías Samakuva ao Governo Provincial de Luanda (GPL) visou, entre outros aspectos, pedir a intervenção institucional do GPL para reaver e legalizar o património da UNITA na capital do país.

 

Fonte:da Redação e Por Angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews