03
Sex., maio
0 New Articles

file AS GUERRAS EM ARMAGEDOM E DE GOGUE E MAGOGUE

7 anos 4 meses atrás #212 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
As Guerras em Armagedom e de Gogue e Magogue

Textos para o Estudo: Ap. 16.12-17; 19.11-21 e Ap. 20.7-10

Texto para a Leitura: Salmo 24;

Texto para a Memorização: Sl. 24.9, “Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.”

Como é de conhecimento geral pode existir confusão sobre muito que acontece no livro de Apocalipse. Encontramos bestas com todo tipo de aparências, grupos representativos de pessoas no céu e na terra, acontecimentos fora da ordem cronológica, etc. As duas guerras que fazem o tópico deste estudo pertencem às coisas que confundem várias pessoas. Perguntam: Referem-se à mesma coisa? Onde acontecerão? Quem participará delas? O que acontecerá depois? Para tirar essas dúvidas é necessário saber que são duas guerras distintas, elas têm objetivos diversos, acontecem em duas épocas distantes; uma da outra e findam em duas maneiras diferentes.

Duas Guerras:

Armagedom é o lugar onde uma guerra acontecerá (v. 16, Ap. 16.14-19). Muitos crêem que este lugar é o vale de Megido (Gill, Barnes, #717, “Ar” – colina ou cidade de + “Margedom” – Megido, Strong’s). Neste vale grandes batalhas desenrolaram no passado (Jz 5.19-23; II Cr. 35.22-25; Zc. 12.11). Pela referência deste vale no Velho Testamento (Megido significa “matança”, “destruição das tropas”, Watterson, pg. 116; Strong’s #04023) o contexto no Novo Testamento aponta à verdade que essa guerra será grande também. Joel profetiza sobre o vale de Jeosafá e o vale da decisão onde é dito de Deus: “me assentarei para julgar todos os gentios em redor” (Jl. 3.2, 11-16; Sf. 3.8). Tudo parece uma profecia da guerra em Armagedom.

O sexto anjo opera para que o grande rio Eufrates se seque (Ap. 16.12). Os exércitos do mundo pensarão que este grande feito do rio Eufrates secar é uma grande vantagem para eles. Todavia descobrirão que Deus assim o fez simplesmente para ajuntar os exércitos, para que Ele lhes desse o cálice do vinho da indignação da sua ira (Ap. 16.14-19, Gerald Smith, pg. 134).

Gogue e Magogue são duas nações compostas de todas as pessoas do mundo que somente fingiram obediência ao Rei Cristo durante o milênio (Ap. 20.8). Durante o milênio era conveniente fingir submissão durante o Reino de Cristo. Contudo, quando apresentar a oportunidade ajuntarão em oposição a Cristo. Os rebeldes organizar-se-ão em duas nações para cercar o “arraial dos santos e a cidade amada”, Jerusalém, com propósito de destruir aquilo que dá glória a Deus. Fazem o que todo e qualquer pecado faz: Exalta-se a si mesmo e rejeita o domínio de Deus (Is. 14.13-14, “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”; Ez. 28.17; I Jo. 2.16). Para qual grupo você torce?

Dois Objetivos:

Armagedom – O objetivo da guerra em Armagedom é mostrar a ira de Deus contra Babilônia e causar a sua queda, ou seja, “me assentarei para julgar todos os gentios em redor” Jl. 3.2, 11-16. Veja também: Ap. 16.12-17; 19-21; a oração de Israel: Sl. 83.3-18; a profecia da matança pela ira de Deus: Is. 63.1-6; Sf. 3.8. Essa ira será grande. A passagem emApocalipse 17-19 detalha a fúria desse julgamento da sétima taça que culminará nessa guerra em Armagedom (Cunningham, pg.72).

Gogue e Magogue – O objetivo das nações é dar expressão da ira de Satanás contra Deus e todos os que estão com Ele na terra (Ap. 20.9). Satanás sairá logo para enganar os não-salvos e destruir tudo que dará glória a Deus.

Duas Épocas:

Armagedom – acontece no fim da Tribulação (Ap. 16.12-16; 19.11-21) e antes do começo do milênio. Durante a Tribulação Satanás reina através dos seus militantes (o anticristo, profeta falso e a besta). Na guerra em Armagedom Jesus volta com o seu povo para derrubar este governo vil de Satanás.

Gogue e Magogue – essa guerra acontece logo depois do fim do milênio e antes do julgamento diante do Grande Trono Branco (Ap. 20.7-11). Durante o milênio Jesus reina com o Seu povo. No fim do milênio Satanás é solto e reúne os povos rebeldes para derrubar este governo justo de Jesus.

Dois Resultados:

Armagedom – serão destruídos os inimigos de Deus com a espada que saia da boca de Cristo (Ap. 19.21, “E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.”) Leia Dn. 2.34-35, 44-45; Zc. 14.1-12; Ap. 14.14-20, passagens que teólogos crêem que referem-se à guerra em Armagedom (C. Sadler, pgs. 42-43). Penúltima guerra neste mundo.

Gogue e Magogue – as nações inimigas serão devoradas pelo fogo de Deus que desceu do céu. Também “o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Ap. 20.9-10). Ezequiel 37-39 poderia referir-se ao acontecimento de Apocalipse 20.8-10. Última guerra deste mundo.

Lições para nós -

A condição do homem pecador é lastimável! Depois de mil anos com um governo perfeito e grande prosperidade se pensaria que a vez de Satanás havia já passada. Todavia Satanás engana e o homem pecador cai para ser o seu servo livremente. Como o homem é depravado! Nem um ambiente pacífico nem uma sociedade em condições perfeitas por longo tempo pode mudar o interior do homem. O homem natural não tem nenhuma vida espiritual pois é morto (Ef. 2.1; Rm. 3.10-18). Portanto: Se desejar ser salvo, nega-se a si mesmo prostrando-se diante de Deus clamando pela misericórdia dEle. A promessa de Deus é que tal achará salvação (Is. 55.6-7, “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”) O homem pecador será mudado somente quando for regenerado pela Palavra e o Espírito (Jo. 3.3-7). Clame por esta obra de Deus!

A ira de Deus é terrível! A destruição de tanta gente é uma manifestação irrefutável de quanto o pecado é abominável a Deus. Qualquer salvação inventada pelo homem cheira à pecaminosidade e portanto, para com Deus, são piores que trapos de imundícia (Is. 64.6). Mas, Deus é santo e não pode ver o mal (Hc. 1.13). O único refúgio é Jesus Cristo. Cristo já levou sobre Si toda a ira de Deus que todos os pecados do Seu povo merecem. Qualquer pecador arrependido pode entrar nessa salvação confiando pela fé no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador.

O castigo é eterno! Na guerra em Armagedom, a besta foi presa e com ela o falso profeta. “Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre”, Ap. 19.20. Mil anos depois, na guerra de Gogue e Magogue, o diabo foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre também. Note bem o tempo do verbo “estar” descrevendo o estado da besta e o falso profeta depois os mil anos do milênio: “onde está a besta e o falso profeta”. Não foram consumidos ou aniquilados pelo fogo e enxofre nos mil anos que passaram desde que foram lançados no lago de fogo. Note bem ainda o tempo e número do verbo “ser” quando descreve o período de atormentação destes três: “e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Prova irrefutável que os perdidos existirão eternamente em plena consciência e tormentos. (Watterson, pg. 142). A vida no céu para os salvos é tão eterna quanto é eterna a perdição no lago de fogo para os não-salvos (Mt. 25.46).

Ap. 16.15 diz: “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.” É sabedoria e obediência já hoje verificar se as suas vergonhas são cobertas ou não. Como aquele animal inocente deu a sua vida para cobrir as vergonhas de Adão e Eva no jardim de Éden simbolizando a obra futura de Jesus Cristo, assim o sangue do verdadeiro imaculado Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, cobre todos que nEle crêem. Verifique se você tem tal cobertura simbolizada aqui pelas roupas, e guarde-as para ter confiança no dia da ira de Deus. Aqueles que estão vigilantes neste assunto serão bem-aventurados naquele dia. Estes não estarão entre os do mundo, mas entre aqueles que reinam vitoriosos com Jesus (Ap. 19.14). Onde estará você naquele dia?

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias
  • Avatar de Malaquias Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.172 segundos