27
Sáb., Abr.
0 New Articles

650 milhões de meticais para financiar actividades preparatórias das eleições autárquicas

Eleicoes
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) recebeu, do governo, 650 milhões de meticais para financiar actividades preparatórias das eleições autárquicas, agendadas para 10 de Outubro de 2018, em 53 vilas e cidades de Moçambique.


O orçamento inicialmente planificado era de 718 milhões de meticais mas, devido às dificuldades económicas que o país atravessa, o governo não está em condições de disponibilizar a totalidade do valor.
O Director-Geral do STAE, Felisberto Naife, é citado hoje pelo jornal “Noticias” a assumir o défice, mas acredita que o mesmo poderá ser coberto, senão pelo próprio Governo, será pelos parceiros internacionais com quem se está actualmente a negociar para o efeito.
Segundo Naife, com o valor disponibilizado será possível financiar as operações logísticas, incluindo a revitalização dos órgãos de apoio ao processo eleitoral e a formação do pessoal que estará envolvido nas eleições.
Falando esta quinta-feira em Quelimane, província central da Zambézia, Naife explicou que o ciclo eleitoral já está em curso e que o valor alocado este ano destina-se a financiar as actividades projectadas com vista a tornar possível a realização das eleições na data aprovada pelo governo.
Sobre as actividades preparatórias actualmente em curso, o director-geral do STAE referiu-se ao aprimoramento de questões, como o mapeamento dos locais onde será feito o recenseamento eleitoral, a criação de condições em termos de infra-estruturas para o funcionamento dos órgãos de apoio ao processo eleitoral, bem como a criação de condições logísticas e materiais.
Paralelamente ao processo de preparação das Autárquicas de 2018, o trabalho em curso visa igualmente garantir que haja capacidade técnica para as eleições gerais agendadas para 2019.
Entretanto, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) esteve reunida na semana passada, em Maputo, para desenhar estratégias de acção para os processos eleitorais que se avizinham.
Sobre isso, Naife disse que neste momento decorre o processo de revitalização dos órgãos de apoio ao processo eleitoral, nomeadamente as Comissões Provinciais de Eleições e do STAE e, no âmbito da lei eleitoral, já foram notificados os partidos políticos representados na Assembleia da República, designadamente Frelimo, Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a apresentarem os nomes dos seus representantes no STAE ao nível central e provincial.(

 


Fonte:RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus