O Presidente da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, esteve em Tunes esta semana onde se encontrou com o Presidente da Tunísia, Kais Saied, defendendo que as declarações de Saied sobre os migrantes vindos da África subsaariana foram "deturpadas" e Saied a declarar "ter orgulho" em ser africano.
Mexidas no Governo e nas secretas na Guiné-Bissau
Toma hoje posse na Guiné-Bissau o novo ministro do Interior, assim como o novo chefe das secretas. Duas nomeações feitas através de decreto presidencial na quinta-feira, após a demissão de figuras-chave da segurança do país. O novo ministro do Interior é Soares Sambu, que é também vice-primeiro ministro.
Controlo das águas da Guiné-Bissau passa a ser feito num novo edifício
O Presidente da Guiné-Bissau inaugurou esta sexta-feira, 10 de Fevereiro, em Bissau, a nova sede do instituto da fiscalização das actividades de pesca. Trata-se de um moderno edifício construído pela União Europeia.
A nova visão de cooperação das Forças Armadas da Guiné-Bissau e de Portugal
O chefe do Estado-maior General das Forças Armadas Portuguesas, o almirante António Silva Ribeiro, está em Bissau- pela segunda vez em seis meses- para uma missão de quatro dias. A visita reflecte a nova visão de cooperação técnico-militar entre os dois países e na assinatura de projetos inseridos no Programa Quadro 2021-2025.
Militares da CEDEAO reunidos em Bissau para combater terrorismo
Peritos e chefes militares da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) voltam a encontrar-se na capital guineense, Bissau, tendo como objectivo a criação da Força de Alerta que teria como missão combater o terrorismo e golpes de Estado na sub-região.
PR Sissoco afirma ter convencido Conacri a implementar transição de dois anos
O presidente francês terminou ontem na Guiné-Bissau a sua digressão por três países africanos. Durante a conferência de imprensa conjunta dos chefes de Estado francês e guineense em Bissau, Umaro Sissoco Embaló que assegura actualmente a presidência rotativa da CEDEAO afirmou ter convencido a junta militar da Guiné-Conacri a reduzir a duração da transição de 36 para 24 meses, sem, contudo, especificar a partir de quando.
Daba Na Walna demitido e substituído por Quintino Quadé
Após exonerar ontem, sem mencionar motivos, o brigadeiro-general Daba Na Walna, do cargo de presidente do Tribunal Militar Superior que exercia desde 2018, o Presidente guineense deu posse esta sexta-feira ao general Quintino Quadé para este posto.