28
Dom., Abr.
0 New Articles

PR divulga nova composição do Conselho de Estado

Guiné-Bissau
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente Umaro Sissoco Embaló acaba de renovar o Conselho de Estado na sequência das últimas eleições e após as consultas aos partidos com assento parlamentar. O Conselho de Estado, órgão consultivo do Chefe de Estado, conta com 13 membros, incluindo o jovem jurista, Lesmes Monteiro.


O mais jovem membro do Conselho de Estado afirma que o convite é um desafio da geração em prol do país e foi acolhido com satisfação. O jurista Lesmes Mutna Freire Monteiro, líder do Partido Luz da Guiné Bissau integra a lista de 13 membros do Conselho de Estado divulgada através de decreto presidencial.

É com muita satisfação enquanto cidadão guineense e enquanto político, sinto-me no dever de contribuir para o desenvolvimento do meu país. É um convite a um desafio geracional, na nossa perspectiva. Depois do convite, consultei todos os órgãos do partido e, de forma unânime, deram o aval para que eu possa representar a nossa geração neste órgão muito importante da Guiné Bissau. Será uma contribuição proactiva, positiva, em prol dos interesses dos guineenses e em prol da nação guineense. Sinto-me preparado.

O Conselho de Estado, órgão consultivo do Presidente da República, conta por inerência com os três órgãos da Soberania, representantes dos partidos com assento parlamentar e os cinco cidadãos indigitados pelo chefe de Estado.

A indigitação recaiu também na Juíza Maria do Céu Silva Monteiro, antiga Presidente do Tribunal de Justiça da CEDEAO e do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.


Figuram igualmente na lista, os antigos Presidentes da República, José Mário Vaz e Raimundo Pereira e, o ancião Tcherno Aladje Culabiu Bá de Bafatá, segunda capital e cidade natalícia de Amílcar Lopes Cabral.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus