seu candidato ao cargo de presidente da Assembleia Nacional Popular para a XI legislatura.”
A decisão foi tomada através do voto secreto e directo de 396 membros do Comité Central do PAIGC. Apenas dois membros do Comité Central, entre os presentes na reunião extraordinária do órgão, votaram contra a escolha de Domingos Simões Pereira para líder do Parlamento.
Simões Pereira e outros elementos candidatos à direcção do Parlamento, vão ter de se submeter a novo voto do plenário, logo na primeira sessão, ou seja, quinta-feira, dia da investidura dos eleitos nas últimas legislativas de 4 de Junho passado.
No discurso após a sua indigitação, Domingos Simões Pereira disse que se for eleito presidente da Assembleia Nacional Popular irá trabalhar no sentido de pacificar a Guiné-Bissau e prometeu uma boa produção de leis de que o país precisa neste momento. Tranquilizando, também, os que queriam ver DSP na chefia do Governo, dizendo-lhes que mesmo não sendo primeiro-ministro será o responsável número um pela governação da Guiné-Bissau nos próximos quatro anos.
Para o cargo de primeiro vice-presidente, o PAIGC vai propor Califa Seidi, que liderava a bancada parlamentar do partido na legislatura que agora termina.
O segundo vice-presidente da ANP será indicado pelo Madem-G15, segundo partido mais votado nas legislativas de 04 de Junho.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP