28
Dom., Abr.
0 New Articles

PAIGC propõe Domingos Simões Pereira para presidente da ANP

Guiné-Bissau
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas, escolheu por indicar Domingos Simões Pereira, líder do partido, para a liderança do parlamento. O ex-primeiro-ministro deve ser investido na quinta-feira.

O comité central do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, reunido em sessão extraordinária, este domingo, escolheu por “Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC e coordenador da coligação PAI - Terra Ranka como

seu candidato ao cargo de presidente da Assembleia Nacional Popular para a XI legislatura.”

A decisão foi tomada através do voto secreto e directo de 396 membros do Comité Central do PAIGC. Apenas dois membros do Comité Central, entre os presentes na reunião extraordinária do órgão, votaram contra a escolha de Domingos Simões Pereira para líder do Parlamento.

Simões Pereira e outros elementos candidatos à direcção do Parlamento, vão ter de se submeter a novo voto do plenário, logo na primeira sessão, ou seja, quinta-feira, dia da investidura dos eleitos nas últimas legislativas de 4 de Junho passado.

No discurso após a sua indigitação, Domingos Simões Pereira disse que se for eleito presidente da Assembleia Nacional Popular irá trabalhar no sentido de pacificar a Guiné-Bissau e prometeu uma boa produção de leis de que o país precisa neste momento. Tranquilizando, também, os que queriam ver DSP na chefia do Governo, dizendo-lhes que mesmo não sendo primeiro-ministro será o responsável número um pela governação da Guiné-Bissau nos próximos quatro anos.


Para o cargo de primeiro vice-presidente, o PAIGC vai propor Califa Seidi, que liderava a bancada parlamentar do partido na legislatura que agora termina.

O segundo vice-presidente da ANP será indicado pelo Madem-G15, segundo partido mais votado nas legislativas de 04 de Junho.

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus