26
Sex., Abr.
0 New Articles

Autoridades reforçam buscas após naufrágio com seis desaparecidos

Tete
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As autoridades moçambicanas reforçaram as buscas no rio Zambeze após o desaparecimento de seis pessoas num naufrágio ocorrido na segunda-feira na província de Tete. Residentes lançaram movimento de solidariedade.
Técnicos da administração marítima e do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) juntaram-se agora às equipas, além de pescadores artesanais, explicou Moisés Meque, delegado da proteção civil citado hoje pela Rádio Moçambique.


As buscas foram alargadas na quinta-feira (20.01) a outras zonas dos distritos de Mutarara (província de Tete) e Chemba (província de Sofala), mas estão a ser dificultadas pela forte corrente, referiu.
Entretanto, no posto administrativo de Chueza, os residentes lançaram um movimento de solidariedade para com as famílias dos desaparecidos.
Travessia difícil
O acidente aconteceu quando as vítimas faziam a travessia do rio na região de Doa, usando um barco que consistia num tronco escavado que se suspeita ter sido lançado à água com excesso de peso.
Dadas as condições em que seguia, o barco não conseguiu enfrentar chuva e vento forte, juntamente com a subida do caudal do rio. Além das seis pessoas desaparecidas, outras duas foram resgatadas.
O INGD apela à população ribeirinha do Zambeze para não desafiar as correntes dos rios durante os períodos de chuva intensa. O aumento de caudal acontece sazonalmente durante a época das chuvas, entre outubro e abril.
De acordo com o mais recente balanço do INGD, pelo menos 14 pessoas morreram e outras 53.269 foram afetadas por desastres naturais em Moçambique durante a presente época.

 

Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus