O Chefe do Estado moçambicano fez estas declarações durante a conferência de imprensa que serviu para o balanço da sua participação na Cimeira da União Africana.
Nyusi reiterou que tudo está a ser feito para que se retome o diálogo político entre o Governo e a RENAMO, tendo sublinhado que não se pretende forçar ou inventar um diálogo político.
“ Estamos a fazer tudo, incluindo eu pessoalmente para ver se há esse diálogo, mas nós não queremos inventar um diálogo forçado. Já dissemos muitas vezes que todas as forças da sociedade estão livres para apoiar e normalmente não surge uma única força que traz uma solução concreta do que tem que acontecer. Percebo que se dissermos ok, a RENAMO vai governar as seis províncias, as pessoas vão dizer que isso não é democracia; levantamos um novo problema” acrescentou Nyusi.
O Chefe do Estado moçambicano sublinhou que o governo encontra dificuldades com o interlocutor base, neste caso a RENAMO, para a criação de condições para se retomar o diálogo político.
Fornecido por: Da rm.co.mz 2016 ( STOP)