O montante foi concedido ao abrigo do acordo assinado na capital etíope, Adis Abeba, entre o governo e a União Europeia.
O acordo de concessão deste valor aconteceu no final da audiência que o Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve com o Comissário europeu para a cooperação internacional e desenvolvimento.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, foi quem assinou o acordo.
“Os duzentos milhões que constituem este acordo são para o apoio ao Orçamentodo Estado, mas durante este encontro foram discutidos aspectos estratégicos; nós temos o Plano quinquenal, há áreas de concentração e em duas delas a União Europeia está profundamente envolvida. Como disse o Comissário, agora para a implementação do acordo e de outros programas serão elaborados planos de acção e para isso serão trocadas missões, aliás, no próximo mês a Comissária para as Relações Exteriores da União Europeia há-de visitar Moçambique, portanto, é um grande parceiro e este encontro foi importante para marcar o compasso mas, sobretudo, para de viva voz a União Europeia ouvir o pensamento do novo Presidente” –explicou Oldemiro Balói.
Fornecido por: Da rm.co.mz 2016 ( STOP )