de Pares, MARP.
Trata-se de uma Cimeira de um dia e de carácter especial que se realiza sob o lema “ Revitalizar o MARP para Fortalecer a Governação em África”,
Este encontro especial de Chefes de Estado antecede a vigésima sexta Cimeira da União Africana que terá lugar este fim-de-semana, aqui em Adis Abeba.
É objectivo desta cimeira especial de hoje deliberar em torno de estratégias visando a revitalização do MARP e seu posicionamento com vista a desempenhar um papel decisivo na monitoria da Agenda 2063 da União Africana e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Neste encontro o Presidente da República, Filipe Nyusi, vai falar sobre a Mobilização interna de Recursos financeiros para o MARP.
O Presidente do MARP – Moçambique, Lourenço do Rosário, que acompanha o Presidente da República, destacou a problemática de financiamentos, tendo em conta que nem todos os países membros pagam as suas contribuições.
Do Rosário disse que o relatório sobre o País não será apresentado desta vez devido a alteração do roteiro pelo novo Presidente do órgão, o Chefe do Estado do Quénia, Uhuro Kenyatta.
Segundo a agenda presidencial, ainda hoje, Filipe Nyusi vai participar na Reunião do Comité dos Chefes de Estado e de Governo sobre Alterações Climáticas e na Reunião do Conselho de Paz e Segurança.
Na manhã desta sexta-feira o Chefe do Estado teve uma audiência com o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, e reuniu-se com a comunidade moçambicana residente na Etiópia.
Fornecido por: Da RM.CO.MZ 2016 ( STOP)