19
Sex., Abr.
0 New Articles

A dança que espanta os maus espíritos

Arte & Cultura
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Centenas de pessoas mantêm uma antiga tradição búlgara transmitida de geração em geração na crença de que ajuda a afastar os maus espíritos.

O festival Surva marca o fim das festividades tradicionais de Inverno que se crê remontarem aos tempos pagãos.

Todos os Invernos, nas aldeias deste país dos Balcãs, homens, mulheres e crianças vestem-se para o festival com roupas “estranhas” e usam máscaras criadas para serem o mais assustadoras possível.

Os Kukeri, ou mummers, dançam na rua, à volta de fogueiras e nas casas das pessoas a abanar sinos de cobre na esperança de trazer boa saúde e fertilidade antes da próxima Primavera.

A procissão costuma caminhar pela aldeia e passar por todas as casas, onde os anfitriões oferecem pequenos presentes. Mas por causa da pandemia, este ano, os mascarados só foram autorizados a entrar nos pátios.

Os trajes são feitos de pele de ovelha ou cabra, com pêlo no exterior e sinos à volta da cintura. As máscaras são geralmente feitas de madeira e representam cabras, carneiros ou touros, ou algumas criaturas míticas. Algumas têm duas faces - uma má à frente e uma boa atrás, simbolizando a relação entre o bem e o mal.

Rituais semelhantes pré-primavera também podem ser encontrados noutras partes da região dos Balcãs, como na Roménia e na Sérvia.

 

 

 


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus