O Palais-Royal em Paris, transformado no teatro Comédie-Française, foi a “casa” de Molière durante muitos anos. Para Eric Ruf , administrador-geral do teatro, o autor era “um dramaturgo de uma eficiência absolutamente louca”.
Nos arquivos, descobrimos o eco que o seu teatro tinha na Europa. A arquivista Agathe Sanjuan lembra que Molière fundou alguns teatros nacionais que adaptaram as suas peças às línguas locais e ao espírito dos diferentes países.
Depois de milhares de atuações, Molière morreu em 1673, com 51 anos. O diário de um ator da sua companhia tornou possível restabelecer a verdade: Molière não morreu em palco. Nessa noite, interpretou o papel de Argan na peça o “Doente Imaginário” mas morreu em casa, ao lado do teatro, na “Rue de Richelieu”.
Quatrocentos anos depois, o legado do autor ainda está vivo e o seu teatro ainda é moderno e actual. E continua a revelar as pequenas e grandes falhas da natureza humana.
Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão