Kamou Malo, o treinador que trouxe esperança de volta ao Burkina Faso

Taça das Nações Africanas
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro


Malo dedicou a vitória dos garanhões nas quartas de final sobre a Tunísia "ao nosso povo que está sendo testado pelos eventos atuais" após um golpe militar no país que luta contra uma insurgência jihadista.

Burkina Faso foi suspenso da União Africana na segunda-feira e não pode ser fácil para seus jogadores permanecerem totalmente focados no objetivo de derrotar o Senegal e avançar para a final.

Dadas as circunstâncias, ter Malo, 59, no comando pode ser especialmente precioso agora.

Burkina Faso chegou à final da Copa das Nações antes, perdendo para a Nigéria em 2013.

Depois foram treinados pelo belga Paul Put, enquanto quando os Garanhões terminaram em terceiro lugar em 2017, o homem no comando era o português Paulo Duarte.

É comum que as seleções africanas sejam lideradas por um europeu, e duas das outras três semifinalistas em Camarões tenham um técnico português – Carlos Queiroz e Toni Conceição comandam o Egito e os anfitriões, respectivamente, enquanto Aliou Cisse é o Senegal patrão.

Em Burkina Faso, o fracasso de Duarte em levar a equipe ao Afcon de 2019 convenceu a federação a mudar de direção.

POLICIAL APOSENTADO

"Queríamos construir algo novo", disse à AFP o coronel Sita Sangare, ex-presidente da federação.

"Precisávamos de alguém que pudesse entrar e realmente agitar as coisas."

Malo, que se autodenomina "um líder nato", é diferente de muitos de seus colegas em mais de uma maneira.

Ele é um policial aposentado para começar, e não há dúvida de sua autoridade – ele incluiu seu filho Patrick na seleção da Copa das Nações, mas ele não aparece desde o início na derrota para Camarões.

Malo sênior foi criado jogando futebol nas ruas da capital, Ouagadougou, mas ele treinou para a força policial e estava prestes a fazer seus exames para se tornar capitão da polícia quando teve a chance de ir para a Alemanha e estudar para obter seus crachás de treinador .

Ele teve sucesso treinando internamente, incluindo a conquista do título no Rail Club du Kadiogo, antes de ter a chance de treinar a seleção nacional em 2019.

"Me pediram para reconstruir, mas também para levar a equipe à qualificação. Não foi uma tarefa fácil para o novato e leigo que eu era", disse à AFP.

Burkina Faso liderou seu grupo de qualificação sem perder e ficou invicto na classificação para a Copa do Mundo, apesar de ter que jogar em casa no Marrocos.

Eles enfrentaram a Argélia duas vezes, mas perderam o primeiro lugar no grupo e, portanto, não estarão no Catar.

EXPERIÊNCIA LOCAL

Entre os jogadores que Malo trouxe está Dango Ouattara, o extremo que marcou o golo da vitória contra a Tunísia, mas foi posteriormente expulso, o que significa que não vai defrontar o Senegal.

Stephen Keshi é o único técnico da África Subsaariana a ter vencido o Afcon neste milênio, mas Malo não tem dúvidas de que ter o conhecimento local é "um trunfo".

"Gostaria de encorajar as federações em funcionamento em África a recrutarem treinadores locais. Foi um risco, mas os resultados falam por si", disse.

"Devemos ter mais confiança em nós mesmos e dar aos treinadores locais as mesmas oportunidades.

"Prefiro ver a experiência transmitida em vez de apenas ter pessoas vindo e trabalhando aqui.

"Desde que vejam os resultados, as pessoas na África aplaudirão, mas em 2019, quando não qualificamos, as pessoas perguntaram por que tínhamos que trazer especialistas estrangeiros a um alto custo.

"Por que não mostrar fé no conhecimento local? E não vamos esconder o fato de que não custamos muito. Sabemos o que nosso povo espera de nós. As pessoas em Burkina Faso adoram futebol".

 

Fonte:da Redação e da supersport
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus