25
Qui., Abr.
0 New Articles

PR São-tomense defende a via pacífica para a resolução do conflito na Ucrânia

São Tomé e Príncipe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente da República posicionou-se ontem relativamente ao conflito na Ucrânia defendendo que se privilegie a “via pacífica" para a resolução deste conflito, num contexto em que, há dias, o voto do seu país a favor da resolução da ONU condenando a acção da Rússia tem estado a criar controvérsia em diferentes quadrantes, dados os elos históricos que unem os dois países.

São Tomé e Príncipe consta da lista dos países que votaram abertamente contra a invasão russa da Ucrânia, embora o Presidente da República tenha pugnado por uma resolução diplomática do conflito entre os dois países.

Na cerimónia de cumprimentos do ano novo, Carlos Vila Nova disse que a invasão da Ucrânia pela Rússia “abala profundamente os fundamentos da ordem internacional” e defendeu que se privilegie a “via pacífica para a resolução do conflito internacional", isto depois de ter declarado há pouco mais de uma semana que "o seu país não é a favor da guerra” e que "é preciso esgotar a via diplomática para revolver o diferendo”.

A Rússia é um dos países que apoiou São Tomé e Príncipe nos primeiros anos da sua independência, tendo acolhido muitos estudantes são-tomenses que actualmente constituem o grosso dos quadros formados em vários domínios. A Rússia ainda acolhe estudantes são-tomenses e é um dos principais parceiros de São Tomé e Príncipe, este país tendo recentemente acreditado António Quintas como novo embaixador do arquipélago em Moscovo, abrindo sinais de alguma aproximação bilateral.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus