26
Sex., Abr.
0 New Articles

São Tomé acolhe fórum empresarial da CPLP

São Tomé e Príncipe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

São Tomé acolhe o fórum empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa entre esta quinta-feira e sábado. O evento visa dinamizar as trocas no bloco lusófono e apostar no período pós-pandemia.

Arrancou esta quinta-feira, e decorre até sábado, o fórum empresarial da CPLP, em São Tomé, com as atenções viradas para o pós-pandemia e para as tensões na geopolítica mundial.

Com a redução acentuada dos casos da COVID-19, em particular nos países de língua portuguesa , o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, acredita que existem condições para a retoma com normalidade dos negócios entre os países da CPLP. “Creio que podemos afirmar, sem reservas, que lográmos atingir a mitigação da infeção a um nível tão seguro que nos permita retomar a normalidade das nossas vidas”, afirmou Jorge Bom Jesus.

O secretário executivo da CPLP, Zacarias Costa, acentua que o reforço multilateral é imperativo devido à alteração do actual xadrez geopolítico mundial. “No rescaldo desta crise, e também num momento em que perante os nossos olhos o xadrez da geopolítica global vive momentos de tensão, estamos empenhados em contribuir para um reforço do multilateralismo como plataforma adequada para gerar respostas conjuntas aos problemas globais”, declarou.

A ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Edite Ten Jua, quer uma “visão mais ambiciosa” em São Tomé. “Mais do que nunca, São Tomé e Príncipe deve repensar as suas estratégias de crescimento que têm de passar por uma visão mais ambiciosa de um sentido mais aguçado de aproveitamento das oportunidades existentes”, disse Edite Ten Jua.

O português é uma língua de negócios e oportunidades, ao ser a sétima língua mais falada no mundo, por mais de 200 milhões de pessoas, e a oitava língua de comunicação na Internet.

Oiça aqui a reportagem de Maximino Carlos, em São Tomé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus