respeito perante o povo” e perante os parceiros internacionais que são os principais financiadores do todo o processo.
“Poder votar e poder ser eleitos são direitos pilares da cidadania num Estado democrático, mas como sabemos eleições custam dinheiro. Sabemos que a pandemia da covid-19 abalou ainda mais a nossa frágil economia. No entanto, apesar deste contexto social económico difícil não poder impedir a realização de eleições, podemos e devemos fazer as eleições tentando gastar o menos possível”, afirmou o Presidente.
Carlos Vila Nova dirigiu-se, também, aos são-tomenses residentes na diáspora que pela primeira vez vão poder votar e ser eleitos nas eleições legislativas: “Este ano pela primeira vez na nossa história, o vosso vota conta também para a escolha dos deputados. Este é um sacrifico que vale a pena, porque todo o são-tomense, onde quer que ele esteja tem de ter voz e ser ouvido.”
Na terça e quarta-feira, o Presidente recebeu representantes de mais de 20 partidos com e sem assento parlamentar inscritos no Tribunal Constitucional e apresentou-lhes as datas de 25 de Setembro, 02 e 09 de Outubro como possíveis para a realização do escrutínio.
As datas acolheram o consenso dos partidos com assento parlamentar, que deixaram ao critério do Presidente da República a escolha da melhor opção.
Com esta decisão caberá ao Parlamento dar posse à nova comissão eleitoral para organizar o escrutínio.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP