16
Terça, dez.
6 New Articles

OMS ANUNCIA VACINA 100% EFICAZ CONTRA O ÊBOLA

O vírus infectou 27.748 pessoas e matou 11.279 desde o ano passado no oeste da África.

Saúde
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

 

Por outro lado, foram levantadas dúvidas sobre a maneira como foi conduzido o estudo.

A vacina, da Merck e da NewLink Genetics e chamada de VSV-ZEBOV, é uma de várias que estão sendo avaliadas para lidar com a epidemia, junto com outros medicamentos.

A epidemia da doença atingiu o oeste africano no ano passado, infectando mais de 27 mil pessoas e matando 11.290, segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS.

No estudo, na Guiné, 4.123 pessoas tomaram a vacina, contra 3.528, considerado como grupo de controle.

Os resultados, publicados na revista britânica The Lancet, sugerem que a vacina pode ser bastante eficaz, sem nenhum paciente adoecendo após a vacina.

Por outro lado, no grupo dos que não foram vacinados 16 pessoas ficaram doentes.

As pessoas familiarizadas com o assunto disseram que o Food and Drug Administration, FDA, dos EUA havia preparado um comentário crítico sobre o estudo, mas o Lancet não quis publicar esse comentário simultaneamente.

Funcionários dos EUA disseram que pesquisadores mudaram o protocolo durante o teste, o que em geral é preocupante, ao decidir medir o número de casos apenas após um prazo de dez dias.

O director de saúde pública e do escritório científico da Merck, Mark Feinberg, disse esperar que a vacina seja desenvolvida a tempo de ajudar no controle da doença.

Se isso for confirmado, estes resultados, que são "emocionantes e promissores", vão "mudar a gestão da crise do Êbola", disse a fonte, sem fornecer mais detalhes.

A epidemia do Êbola na África Ocidental, a maior crise desde a identificação do vírus em 1976, teve início no sul da Guiné, em Dezembro de 2013.

O vírus infectou 27.748 pessoas e matou 11.279 desde o ano passado no oeste da África.

Mais de 99% das vítimas encontram-se na Guiné, Serra Leoa e Libéria. (STOP-Yahoo News)

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus