Sang falava depois de um encontro que manteve, esta sexta-feira, com o Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
O Presidente Filipe Nyusi explicou na altura que os dois governantes decidiram estender a cooperação para os sectores de energia, turismo, infra-estruturas e segurança.
Na agenda da sua visita que termina este sábado, o Presidente da República Socialista do Vietname vai, esta manhã, fazer a deposição de uma coroa de flores no monumento aos Heróis moçambicanos antes de ser recebido pela Presidente da Assembleia da República e pelo Secretário-geral da Frelimo.
À tarde, os Presidentes Filipe Nyusi e Truong Tan Sang participarão no Fórum de Negócios Moçambique-Vietname. Vários ministros e responsáveis do Banco Nacional do Vietname e da Câmara do Comércio e da Indústria do Vietname, que integram a comitiva do chefe de Estado vietnamita, estarão no encontro
Posteriormente Truong Tan Sang vai visitar alguns empreendimentos vietnamitas sediados na capital, antes de se reunir com a Comunidade vietnamita residente em Moçambique.
Vietname e Moçambique estabeleceram relações diplomáticas em Junho de 1975 e têm mantido uma estreita ligação.
Actualmente, o grupo Viettel e a Hapro (“Hanoi Trade Corporation”) estão a investir em Moçambique nas áreas das telecomunicações e do comércio.
Em 2015, a balança comercial entre o Vietname e Moçambique atingiu 66,1 milhões de dólares, dos quais 59,6 milhões de dólares relativos a exportações de produtos vietnamitas.
A digressão internacional de Truong Tan Sang, que inclui ainda a Tanzânia e o Irão, decorre até à próxima terça-feira, 15 de Março
Fornecido por:Rm.co.mz 2016 ( Stop.co.mz/nacional )