O ano de 2016 marca a passagem dos trinta anos do trágico acidente de Mbuzine, que de entre outras pessoas, vitimou o primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel.
Em Maputo as cerimónias vão decorrer no Campus de Lhanguene.
“De que maneira a Universidade e os universitários poderão responder e concretizar estas utopias, que sendo justas e legítimas, são cruciais para o desenvolvimento de Moçambique?”-esta e outras questões serão respondidas pela nata intelectual e académica que estará a liderar as aulas inaugurais em todas as delegações do país, a saber:
UP Sede: “ (Re) Significando as utopias samorianas” Oradores: Dr. Tomás Salomão, Dr. Alves Gomes, Dr. Pedro Bule, baseado no livro “Mafalala, memórias de 7 de Setembro, A Grande Operação” de Aurélio LeBon.
A UP Gaza orador o Prof. Doutor Luís Covane que debruçar-se-á sobre o tema:
“Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder: uma das utopias Samorianas?”
O Prof. Doutor Marcelino Liphola estará na UP Tete, tema “Moçambique com que Samora sonhou: Sonho, utopia ou realidade?”
As honras da aula inaugural na UP Nampula a estarão a cargo do Professor Catedrático Kabengele Munanga, cujo tema será: “Diversidade étnico-cultural e construção da nacionalidade na África: um desafio para o milénio”, inspirado na frase “É preciso matar a tribo para construir a nação” atribuída à Samora Machel.
Na delegação de UP Montepuez, o Prof. Doutor José Mateus Katupha, falará do papel da UP na optimização do “saber fazer” e do “fazer sabido”, (uma proposta de ideias estruturantes da dissertação).
Na UP Quelimane estará a Profa. Doutora Maria Isabel Casimiro,tema: Samora Machel e a luta pela emancipação da mulher em Moçambique.
UP Manica receberá o conceituado filósofo moçambicano, Severino Ngoenha, que vai falar do “(Re)Significando as utopias samorianas”.
A aula inaugural de UP Massinga será proferida pelo Professor Doutor Joaquim Marcos Manjate, com o tema “Utopias samorianas ou Samora um visionário”. O Prof. Doutor Camilo Ussene, estará na UP Maxixe, onde vai falar do “Resignificando as utopias de Samora Machel: Homem Novo, uma Questão do passado ou do presente ?”
O escritor e docente universitário, Prof. Doutor Calane da Silva, estará na UP Beira tema: (Re)Significando as utopias samorianas.
O tema: “Introdução à uma nova metodologia de ensino sobre a Vida & Obra de Samora Machel: mapas conceituais- uma ferramenta de criação de conhecimentos”, estará a cargo do Prof. Doutor Mário Suarte Balói.
Fornecido por:Rm.co.mz 2016 ( Stop.co.mz/nacional )