Os 12 novos municípios moçambicanos registam atrasos no pagamento de salários dos funcionários. A Associação Nacional dos Municípios também reconhece dificuldades de funcionamento devido à escassez de fundos.
Os 12 municípios constituídos após as sextas eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2023 enfrentam várias dificuldades, segundo César Ngozo, porta-voz da Associação Nacional dos Municípios (ANAME).
“Existem dificuldades que dizem respeito ao funcionamento, infraestruturas e outros orçamentos que nos próximos tempos a ANAME está a fazer todo o esforço possível de modo a que o governo crie este desembolso para as autarquias funcionarem. Em algumas províncias há, de facto, alguns municípios que têm problemas de atraso no pagamento de salários”, indicou.
Actualmente, Moçambique conta com 65 autarquias mas nem todas enfrentam as mesmas dificuldades, acrescenta César Ngozo.
“Dentro das grandes adversidades, o governo tenta fazer o esforço e, de certa maneira, os municípios têm recebido em algum momento de forma faseada. 82% das autarquias já têm o Fundo de Compensação Autárquica, incluindo o FIIL (Fundo de Investimento de Iniciativa Local)”, afirmou.
As declarações foram feitas durante a primeira sessão do Conselho Nacional dos Municípios que decorreu na cidade de Chimoio, província de Manica, no centro de Moçambique.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP