O governo emitiu um nível quatro alerta vermelho na sexta-feira - o mais grave de um sistema de alerta de quatro níveis.
O alerta, o segundo em três semanas, significa ter que fechar escolas e metade dos veículos proibidos.
A onda de poluição atmosférica é esperado para cobrir a cidade muito poluído até terça-feira, devido a uma falta de ventos fortes.
Os níveis de PM2,5, as menores e mais mortais partículas de poluição atmosférica, subiu tão alto quanto 303 microgramas por metro cúbico em algumas partes de Pequim no sábado, e pode chegar a 500 nos próximos dias - mais de 20 vezes o nível considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde Organização.
Dados divulgados pela embaixada dos EUA em Pequim mostrou uma alta de 261 no distrito de Chaoyang no centro de Pequim nas primeiras horas da manhã de sábado, caindo para 139 no meio da tarde.
Centro Municipal de Monitoramento Ambiental de Pequim disse que a qualidade do ar em geral estava em 104. Alguns moradores levaram para Weibo - versão chinesa do Twitter - para dizer a fumaça não era tão grave como eles tinham sido avisados e reclamar sobre as restrições de circulação.
O governo da China tem enfrentado críticas por não emitir alertas de smog graves com mais frequência. O sistema de alerta de poluição atmosférica em quatro níveis foi lançado dois anos atrás, mas Pequim não havia emitido um alerta vermelho até este mês.
No entanto, morador de Pequim Ma Yunan disse que o governo estava agora fazendo um "trabalho melhor do que antes".
"Em tempos anteriores, o governo não iria emitir alertas vermelhos mesmo quando a neblina era muito sério," Ma Yunan disse à agência de notícias Associated Press.
"Agora eles estão publicando alertas de antemão para nós para chegar-nos preparado e os alertas são acompanhadas com algumas medidas."
Pequim problema poluição atmosférica é em grande parte culpa de usinas de queima de carvão, poluição industrial e do número de carros em expansão. A geografia da cidade agrava o problema porque montanhas em três lados armadilha poluição atmosférica.
Moradores freqüentemente don máscaras para suas atividades do dia-a-dia em uma tentativa de reduzir os riscos para a saúde. Estudos sugerem como muitos como 1,4 milhões no país morrem mais cedo porque a poluição atmosférica - quase 4.000 por dia.
A China é o maior emissor de carbono do mundo, mas disse que tem planos para reduzir as emissões perigosas provenientes de usinas de energia movidas a carvão em 50% ao longo dos próximos cinco anos. No entanto, as emissões globais devem atingir o pico em cerca de 2030 antes de começar a declinar.