24
Seg., Jan.
0 New Articles

Disciplina sobre Holocausto levanta polémica na Roménia

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Foi aprovada uma lei na Roménia para introduzir na oferta educativa uma disciplina de estudo sobre o Holocausto. O Partido "Aliança para a Unidade dos Romenos" está contra a lei e o Ministério Público abriu uma investigação a um comunicado que o partido publicou.

A oposição está a levantar dúvidas sobre a decisão do governo romeno de querer introduzir nas escolas uma unidade curricular dedicada exclusivamente ao ensino do Holocausto. O "Aliança para a Unidade dos Romenos", partido que conseguiu 9% dos votos nas últimas eleições, pediu ao ministério da Educação para "parar de fazer experiências ideológicas com as crianças".

O Ministério Público está a investigar o comunicado do partido com a acusação de que este está a "minimizar o Holocausto".


Claudiu Tarziu, co-presidente da "Aliança para a Unidade dos Romenos", diz que o partido não questiona o Holocausto mas sim "a forma de educar as gerações mais jovens".

Tarziu diz que estão surpreendidos pela decisão do MP de investigar o documento publicado porque o partido não minimiza o que aconteceu no passado, e que nem sequer "há assunto" sobre tal. "Somos cristãos, não podemos ser anti-semitas.", diz.

Especialistas dizem que negar o Holocausto é atacar a democracia
Mas a justificação do partido conservador não convence os historiadores especialistas no Holocausto. Alexandru Florian, do Instituto Nacional Elie Wiesel para o Estudo do Holocausto na Roménia, diz que "o negacionismo histórico é uma ameaça à democracia" e que se estes partidos chegarem ao poder, a Roménia terá "políticas públicas que diminuem os direitos e as liberdades de certas categorias da população romena."

Durante anos, a Roménia negou que tinha feito parte do extermínio dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, mas os números da Comissão Internacional para o Estudo do Holocausto falam de pelo menos 280 mil mortes apenas em território romeno.

 


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus