CNE usa meios aéreos para transportar material

Eleicoes
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

"Não queremos correr riscos e de repente surgir alguém, por exemplo, a impedir que um carro passe. Então, precavemo-nos com meios aéreos", avançou hoje à Lusa o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica.

A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos uma insurgência armada, com ataques terroristas em vários distritos que provocaram mais de um milhão de deslocados, de acordo com Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, além da suspensão de projetos de exploração de gás.

Ainda esta semana, o Estado Islâmico reivindicou ataques com explosivos e emboscadas contra patrulhas militares, no distrito de Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, embora não confirmadas oficialmente.

De acordo com Paulo Cuinica, as Forças de Defesa e Segurança assumiram à CNE que "há condições" para a realização das eleições autárquicas de 11 de outubro em Cabo Delgado.

"Estamos a preparar tudo para que a votação tenha lugar. O único senão que existe é que mobilizámos meios aéreos para transportar material e MMV [Membros de Mesas de Voto] para [os distritos de] Ibo, Mocímboa da Praia e Mueda", acrescentou.
A insurgência em Cabo Delgado levou a uma resposta militar das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), um dispositivo que por si só faz a diferença nestas eleições naquela província.

"Então, não podia ser igual a todas as outras províncias", comentou o porta-voz da CNE, recordando que mesmo em Cabo Delgado a situação de reforço de segurança não é geral, em todos os distritos.

Estas são as sextas eleições autárquicas em Moçambique, com 368.625 eleitores inscritos para votar na província de Cabo Delgado, entre 82 locais de voto e 512 assembleias.

"O material todo já está no país, nas capitais provinciais. Alguns distritos já receberam material, alguns estão a receber neste momento. Agora é o percurso entre o armazém provincial e o armazém distrital, de modo a que no dia 9, 10 [de outubro], e até madrugada, do dia 11, todo o material esteja nas mesas de votação", explicou ainda.

Mais de 11.500 candidatos de 11 partidos políticos, três coligações de partidos e oito grupos de cidadãos estão em campanha eleitoral até domingo para as sextas autárquicas moçambicanas de 11 de outubro, por entre apelos a um processo pacífico.

Mais de 8,7 milhões de eleitores moçambicanos estão inscritos para votar em todo o país nas sextas eleições autárquicas, segundo dados anteriores da CNE.

 

Fonte:da Redação e da DW
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus