nas sextas eleições autárquicas de Moçambique.
Nos últimos dias, os líderes da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Ossufo Momade, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, percorreram as oito autarquias da província de Nampula, onde venderam a imagem e ambiciosos projetos de governação para os próximos cinco anos.
"Demostramos boa governação nos municípios em que governamos, e queremos voltar a governar para a melhoria dos munícipes", disse Ossufo Momade num evento público ao lado de Paulo Vahanle, atual edil de Nampula e cabeça de lista do seu partido.
Resgatar Nampula
Lutero Simango, presidente do MDM, diz que o desejo do seu partido é de resgatar a cidade de Nampula, um município que já governou, por intermédio do falecido Mahamudo Amurane. "O MDM é o único partido que mostrou capacidade de gestão da cidade de Nampula, por isso queremos resgatar [o município], e isso vai acontecer", frisou.
Já Filipe Nyusi, líder da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e Presidente da República, que desde ontem se encontra em Nampula numa missão do Estado, aproveitou para fazer campanha e apelar aos seus membros a não aderirem a ações de violência.
O chefe de Estado pediu aos delegados partidários para que se foquem nos trabalhos de modo a assegurar a vitória do seu partido em todas as autarquias da província e do país em geral.
Mais de 11.500 candidatos de 11 partidos políticos, três coligações de partidos e oito grupos de cidadãos concorrem às sextas autárquicas moçambicanas.
Cerca de 8,7 milhões de eleitores moçambicanos estão inscritos para votar em todo o país, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Fonte:da Redação e da DW
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP