20
Sáb., Abr.
0 New Articles

O mundo feliz de Aribo com a Nigéria na Copa das Nações

Taça das Nações Africanas
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Tendo se beneficiado de jogar sob o comando de Steven Gerrard no Rangers, Joe Aribo está estrelando pela Nigéria na Copa das Nações Africanas em Camarões, com o objetivo das Super Águias conquistar uma quarta coroa continental.
Aribo foi titular nos dois primeiros jogos da fase de grupos da Nigéria, ajudando-os a vencer o Egito e o Sudão, que garantiram sua vaga nas oitavas de final com uma partida de antecedência.

O meio-campista foi então poupado para a vitória final por 2 x 0 sobre a Guiné-Bissau, enquanto o técnico interino das Super Águias, Augustine Eguavoen, tentava manter Aribo fresco para o jogo de domingo das oitavas de final contra a Tunísia.

"Quando o chamei pela primeira vez, ele marcou um gol assim que entrou no time", lembra Gernot Rohr, o veterano técnico alemão que deu a Aribo sua estreia internacional, mas foi demitido no mês passado.

Aribo, que nasceu em Londres, fez sua estreia pela Nigéria em setembro de 2019, pouco depois de se juntar ao Rangers do Charlton Athletic.

"Foi um amistoso na Ucrânia após a última Copa das Nações Africanas, quando estávamos procurando novos jogadores", disse Rohr, que levou a Nigéria ao terceiro lugar em 2019 no Egito, à AFP.

"Ele jogou muito bem naquela primeira partida e permaneceu no time titular desde então enquanto estava em forma, porque teve alguns problemas de lesão e teve Covid".

Rohr, de 68 anos, gosta de falar sobre os jogadores com quem trabalhou enquanto comandava a Nigéria, e não há amargura sobre a maneira como ele saiu pouco antes desta Copa das Nações.

"Não, esses são meus meninos", ele ri, antes de descrever Aribo, de 25 anos, como "adorável, muito educado. Ele ouve, é bastante reservado e não fala muito, mas pode fazê-lo, se ele tem que."

CAIXA A CAIXA

Aribo marcou o gol da vitória de Kelechi Iheanacho contra o Egito em Garoua e poderia ter feito mais assistências se os atacantes nigerianos tivessem uma melhor finalização.

A decisão do Eguavoen de descansar Aribo e o zagueiro Ola Aina contra a Guiné-Bissau na quarta-feira foi motivada pelo desejo de proteger os dois jogadores da ameaça de um cartão amarelo que os teria eliminado das oitavas de final.

Rohr, que também treinou Gabão, Níger e Burkina Faso na África, descreve Aribo como "em forma no momento certo. Ele é um jogador que tende a ficar nas sombras, mas é tecnicamente excelente e pode fazer a diferença com a esquerda pé."

Aribo marcou sete gols na equipe do Rangers que venceu a Premiership escocesa na temporada passada e já marcou seis vezes nesta campanha, já que o clube de Glasgow viu Gerrard sair para o Aston Villa com Giovanni van Bronckhorst assumindo.

A forma de Aribo o levou a ser vinculado a uma mudança de volta para a Inglaterra, desta vez para a Premier League.

Normalmente implantado em um papel mais ofensivo no Ibrox, Aribo vem jogando no meio-campo de seu país ao lado de Wilfred Ndidi.

"Ele é um jogador de box-to-box que avança de longe. Ele gosta de bater seu homem e ir para o gol", acrescenta Rohr.

O ex-técnico da Nigéria descobriu Aribo enquanto explorava na Grã-Bretanha, onde há muitos jogadores com herança nigeriana.

O ex-zagueiro do Chelsea, Aina, jogou pela Inglaterra em níveis de faixa etária, enquanto Alex Iwobi, do Everton – que é sobrinho de Jay-Jay Okocha – representou a Inglaterra em nível internacional juvenil depois de se mudar para lá quando jovem.

Quanto a Aribo, Rohr conversou com o pai e convenceu tanto ele quanto o jogador a se juntarem aos Super Eagles. É um movimento que está valendo a pena para todos os lados.

 


Fonte:da Redação e da supersport
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus