São Tomé e Príncipe: Delfim Neves pediu a suspensão do mandato de deputado

São Tomé e Príncipe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro


O ex-presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Delfim Neves, pediu a suspensão do seu mandato de deputado para poder ser ouvido pela justiça, na qualidade de testemunha “no processo n.º 768/2022, ou seja o caso dos homicídios que ocorreram no quartel” das Forças Armadas, a 25 de Novembro do ano passado. O anúncio foi feito por Pedro Sequeira de Carvalho, um dos três advogados de Delfim Neves em declarações, recolhidas pela agência Lusa, junto às instalações do Ministério Público na capital são-tomense.

Delfim Neves foi presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe entre 2018 e 2022 e, actualmente, é deputado do movimento Basta.

Na madrugada de 25 de Novembro de 2022, supostamente quatro homens desarmados atacaram o quartel militar do Morro, na capital são-tomense. Na sequência desse ataque, os militares detiveram, nessa mesma madrugada, Delfim Neves e Arlécio Costa, nas suas respectivas casas.

Os quatro supostos atacantes e Arlécio Costa foram barbaramente torturados, com imagens e vídeos desses momentos a circularem pelas redes sociais. Horas mais tarde, três dos alegados assaltantes e Arlécio Costa foram mortos. Um dos alegados atacantes sobreviveu e encontra-se preso.

Delfim Neves foi detido pelos militares, não foi torturado como os restantes e acabou por ser libertado, quatro dias depois.

Entretanto, foramconstituídos 10 arguidos, nove militares e um civil, que são acusados, segundo o Ministério Público, pela prática, em co-autoria e concurso efectivo, de um crime de alteração violenta do Estado de Direito, crimes de homicídio qualificado na forma tentada, um crime de ofensas corporais com dolo de perigo, um crime de sequestro agravado e ainda um crime de detenção e uso de armas proibidas.

O processo relativo a Delfim Neves, que teria alegadamente sido identificado como financiador do ataque, foi arquivado.

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus