07
Ter., maio
0 New Articles

Representante da ONU manifestou solidariedade com a Guiné-Bissau

Guiné-Bissau
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O representante da ONU para a África Ocidental, Mahamat Saleh, reuniu-se, esta quinta-feira, com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, a quem transmitiu solidariedade, condenou o ataque ao Palácio do Governo e disse que golpes de Estado são inaceitáveis. Hoje, a Liga Guineense dos Direitos Humanos enviou uma carta aberta a responsáveis internacionais a dizer que os alicerces do Estado de Direito democrático na Guiné-Bissau “nunca estiveram tão ameaçados”.

Esta quinta-feira, o representante do secretário-geral para a África Ocidental, Mahmat Saleh, reuniu-se com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, para transmitir a solidariedade da ONU ao Governo e ao Presidente, tendo condenado os eventos do dia 01 de Fevereiro e dito que golpes de Estado são inaceitáveis no mundo.

Também hoje, a Liga Guineense dos Direitos Humanos enviou uma carta aberta ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ao presidente em exercício da União Africana, Macky Sall, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen.

Na carta, a Liga pede àqueles responsáveis para que olhem para a situação da Guiné-Bissau onde, dizem, que “nunca os alicerces do Estado de Direito Democrático estiveram tão ameaçados” como agora. A Liga denuncia o que chama de “clima de terror”, caracterizado por espancamentos de jornalistas, activistas dos direitos humanos e opositores ao actual regime no país.

Mas, a questão do momento na Guiné-Bissau é o anúncio da força de estabilização proposta pela CEDEAO. Na quarta-feira, os partidos do Espaço de Concertação Democrática, agrupados ao lado do PAIGC, diziam-se contrários à vinda de qualquer força da CEDEAO. Esta quinta-feira foi a vez de os partidos agrupados no Fórum de partidos - que apoiam o Governo e o Presidente - sublinharem que estão a favor da vinda da força da CEDEAO.

Em comunicado distribuído à imprensa, o Fórum - que integra, entre outros, o PRS, o Madem G-15 e uma ala da APU-PDGB - diz que felicita vivamente a decisão da CEDEAO em enviar uma força de estabilização para a Guiné-Bissau.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus